‘Profissão é pra curtir’

Programa de Orientação Vocacional tem feito sucesso entre os participantes

Divulgação

Diante da indecisão sobre qual profissão seguir, adolescentes e jovens costumam vivenciar uma série de dilemas. “Dinheiro ou satisfação profissional? Será que vou seguir essa carreira para o resto da vida?! Não sei o que vou fazer! E agora?”. Questionamentos como esses, costumam tirar o sono de muitos.

Em Itaperuna, região Noroeste Fluminense, o programa de Orientação Vocacional Ocupacional desenvolvido pela psicóloga Naiara Andrade Biscácio, é destaque na região. De acordo com a psicóloga, o ‘Profissão é pra curtir’ utiliza técnicas e atividades variadas, que buscam envolver o participante de uma maneira natural e lúdica, a ponto de ele conhecer suas habilidades, bem como perceber possibilidades que poderão ajudá-lo em sua escolha profissional. O programa oferece elementos, por meio de instrumentos e métodos apropriados, para que essa importante escolha seja feita de maneira madura e consciente, buscando uma harmonia entre o perfil profissional e pessoal.

– Nosso trabalho leva o participante a descobertas, onde ele mesmo fará suas escolhas – reforça Naiara.

Para o estudante Ricardo de Freitas, 16 anos, o “Profissão é pra curtir” foi uma agradável surpresa.

– Comecei a participar do programa quase meio sem querer, mas logo de cara percebi que seria muito bom. Acho que estou mais solto e consciente. Eu era muito tímido – revela Ricardo.

Já a estudante Maria Eliza Sá, 15 anos, ressaltou as técnicas teatrais utilizadas no programa e ratificou a importância de participar do “Profissão é pra curtir”.

– Estou adorando participar do “Profissão é pra curtir”. Gosto muito quando ela [psicóloga] trabalha com a gente em forma de teatro. Me sinto num processo de preparação para a escolha da minha vida, que será minha profissão. O programa ajuda bastante a gente – diz  a estudante.

A psicóloga Naiara Andrade Biscácio vem estudando o tema há algum tempo, desde o período em que era estagiária de Psicologia Escolar no Instituto Federal Fluminense (IFF – Campus Itaperuna). Na época, a Instituição acolheu prontamente a proposta. Lá, no IFF, o programa deu os seus primeiros passos, fazendo também, o maior sucesso entre os alunos.

NOVO ENDEREÇO – Os interessados em participar do programa devem entrar em contato com o seguinte telefone: (22) 9909 0177. O atendimento está sendo realizado no consultório localizado na Rua Dez de Maio, 704, sala 304, Centro, Itaperuna/RJ. Referência: em cima da Imobiliária Roma. Outras informações sobre o trabalho da psicóloga podem ser conferidas no blog www.naiarapsi.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *