Questões sobre o trânsito de Itaperuna

Alunos do curso de Direito da Unig estiveram presentes durante a sessão

Nesta segunda-feira (08/04), durante a sessão da Câmara Municipal de Itaperuna, o vereador Alexandre Pereira da Silva, o Alexandre da Auto Escola (PP) – presidente da Câmara – abordou uma série de questões sobre o trânsito na cidade, principalmente na região central.

De acordo com o vereador, há um conjunto de fatores que contribuem de forma negativa, prejudicando o fluxo normal de veículos. Dentre os fatores, o vereador citou a necessidade de existir um horário determinado para a realização de atividades de “carga e descarga” no comércio local.

Em 2012, o vereador solicitou a colaboração de técnicos do governo, para realizar estudos sobre a questão. Naquela oportunidade, o vereador disse que os serviços de “carga e descarga” deveriam ser realizados antes das 8 horas e, depois das 18 horas. “Não queremos atrapalhar ninguém. Queremos ouvir representantes das transportadoras, do comércio, enfim, ouvir a todos os envolvidos, para chegarmos a um acordo satisfatório para a cidade”, comenta Alexandre.

Outra questão abordada pelo presidente, diz respeito ao estacionamento rotativo. O presidente solicitou ao Executivo que providencie o processo licitatório, a fim de que o sistema comece a funcionar o mais rápido possível. Ele também ressaltou que cerca de 300 novos veículos são colocados nas ruas do município todo o mês. “São emplacados aproximadamente 300 veículos todo o mês. Infelizmente, muitas pessoas adquirem o bem, antes mesmo de ter uma habilitação. A gente acaba tendo pessoas despreparadas ao volante, ou conduzindo ciclomotor. É preciso que haja uma fiscalização ostensiva nesse sentido”, diz.

A Estrada do Contorno, ou Avenida do Contorno, também foi lembrada pelo vereador. Ele destacou a importância de o projeto sair do papel e ganhar formas, para “desafogar o trânsito no Centro”, completa. Não é de hoje que Alexandre vem lutando pela realização deste sonho. Em 2011, o vereador escreveu uma carta aberta ao empresário Eike Batista, apontado a construção da Estrada do Contorno, na BR 356, como a solução para os problemas que o município vem sofrendo, no que diz respeito ao trânsito.

Naquela oportunidade, Alexandre frisou que a partir de o momento que o Superporto do Açu, em São João da Barra/RJ, começar a operar com força máxima, os problemas no trânsito do município, tendem a ficar insolúveis, já que a cidade está localizada a menos de 200 km de São João da Barra/RJ, onde está sendo construído o Superporto. Além da BR 356, que “corta” a cidade, Itaperuna ainda faz divisa com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, recebendo imenso volume de veículos que cruzam diariamente a BR 101.

AGILIDADE NAS INFORMAÇÕES

Alexandre da Auto Escola pediu encaminhamento de ofício ao Poder Executivo, no sentido de se criar uma rede de informações entre a Câmara Municipal e a Prefeitura de Itaperuna. “É preciso melhorar o funcionamento da Casa, bem como as ações que precisam ser realizadas pela prefeitura. Vamos dar mais agilidade aos processos, a fim de que a população tenha respostas mais rápidas”, ressalta. O presidente da Câmara, sempre que tem oportunidade, reforça a necessidade de a Câmara primar pela transparência, em todos os atos da Casa.

Alunos da Unig acompanham a sessão – Sob a coordenação da professora de Direito Constitucional da Universidade Iguaçu (Unig), Viviane Machado, alunos do curso de Direito estiveram presentes no plenário, acompanhando os trabalhos. Ao final da sessão, o presidente Alexandre da Auto Escola, agradeceu a visita dos alunos e convidou a todos, que voltem em outras sessões. Ele reforçou a necessidade de a sociedade participar das reuniões do Legislativo municipal. “É importante que vocês voltem em outras ocasiões. O processo democrático é plenamente saudável. Nós precisamos criar o hábito de frequentar as reuniões da Câmara”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *