Profissional em Comunicação: um importante aliado para o sucesso da sua empresa

Divulgação | Foto: Graciella Dornellas

Antes de definirmos quaisquer conceitos e/ou ideias sobre o sucesso do seu negócio, faz-se necessário entender os principais anseios da organização, bem como a empresa deseja se posicionar perante os diversificados públicos.

Em “Comunicação organizacional, sobrevivência empresarial”, Keller, K. além de definir a empresa como uma unidade socioeconômica voltada à produção de bens de consumo ou serviços, menciona outra missão de uma corporação: desempenhar papel significativo na comunidade, a responsabilidade social (…) fazendo com que a postura cidadã agregue valor à sua marca.

A empresa precisa pensar de forma mais ampla, aliando a conceitos de Marketing, técnicas e conhecimentos de outros profissionais do setor de Comunicação, que irão contribuir com a imagem corporativa perante o mercado e os públicos de interesse, com os quais a empresa se relaciona cotidianamente. Além, é claro, de buscar o desenvolvimento de programa (ou programas) de responsabilidade sócio empresarial.

O empresário que conseguir enxergar a importância de um profissional do setor de Comunicação atuando diretamente dentro de sua empresa, certamente sairá na frente da concorrência. Observe atentamente o quê diz Keller, no livro já mencionado!

Seja para criação, construção, sedimentação, modernização e/ou manutenção da imagem institucional, seja para o lançamento ou reposicionamento de produtos ou serviços de uma organização, coloca-se como ideal o desenvolvimento de ações integradas de comunicação voltadas a todos os públicos, capazes de se potencializar umas às outras. A organização, que consegue perceber a importância da complementariedade dessas ações e encara a contratação de profissionais – terceirizados ou não – como forma de realização de investimento, tem mais chances de sobreviver no difícil mercado da atualidade. A incorporação de jornalistas, publicitários e relações públicas especializados, para atuação conjunta com o departamento de Marketing de uma empresa, já é por isso, uma ação estratégica.

Além do conhecimento teórico e técnico em Comunicação disponível à empresa, é justamente esse profissional que poderá desenvolver ações de cunho social, cultural, esportivo e/ou ambiental que irão evidenciar a empresa perante consumidores, fornecedores, mídia, funcionários e demais públicos que compõem o todo do negócio. O empresário precisa entender que ações como essas são viáveis sim, e o custo pode ser mínimo, bastando para isso, ter boas ideias, que caibam perfeitamente dentro das ações propostas pelo Plano Comunicacional.

Não tenho dúvida alguma de que o profissional em Comunicação é um importante aliado para o sucesso da sua empresa. E aí eu o questiono mais uma vez: vai esperar a concorrência sair na sua frente ou vai ser o primeiro a dar esse importante passo?! A escolha é sua.

EUSÉBIO DORNELLAS é escritor, jornalista filiado à FENAJ (JP 31.162/RJ), assessor de imprensa, MBA em Gestão de Pessoas, pós-graduando em Comunicação Contemporânea e Relações Públicas, Bacharel em Ciências Contábeis. Responsável pela Agência Comuniqque (www.comuniqque.com) e os sites Itaperuna News (www.itaperunanews.com.br) e Facegol (www.facegol.com.br). É autor dos seguintes livros: ‘O beijo dos anjos’, ‘Labirintos: a eterna busca do ser’ e ‘O pontapé inicial para a vida’, todos adotados por instituições de ensino, inclusive, de nível superior.

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