Profissão ‘coach’ cresce no Brasil e profissionais do interior investem na carreira

Mas, o quê é e o quê não é ‘coach’ e por qual motivo o seguimento ganha cada vez mais adeptos?!

LeandroDe acordo com dados apresentados pela International Coaching Federation (ICF), o número de brasileiros com formação em ‘coach’, cresceu consideravelmente nos últimos anos e pode vir a alcançar números mais expressivos ainda. Em 2012 eram 7 mil profissionais, e em 2015, esse número saltou para 25 mil.

Em recente publicação, o site ‘GYG empregos’ revelou que o ‘coach’ está entre as 27 profissões mais promissoras para 2016, reforçando a tese de que os números podem vir a aumentar.  O Brasil tem se destacado na área, tornando-se um dos melhores do mundo.

Mas, esse não é um fenômeno restrito às grandes capitais. Profissionais do interior tem se dedicado amplamente à carreira, buscando uma formação de qualidade e contínua, de forma a aprimorar seus conhecimentos e aplicá-los de maneira adequada.

COACH

‘Coach’, no original em inglês, significa “treinador” e o conceito surgiu nas universidades norte-americanas para definir um tutor particular. O coaching preparava os alunos para exames de determinada matéria. Com o tempo, a palavra passou a ser usada também para se referir a um instrutor ou treinador de cantores, atletas ou atores. Esse treinador tem o objetivo de encorajar e motivar o seu cliente a atingir um objetivo, ensinando novas técnicas que facilitem seu aprendizado.

Em Itaperuna, interior do Estado do Rio de Janeiro, o ‘coach’ Leandro Levone vem trabalhando na área há 4 anos, mostrando como empresas e pessoas podem obter melhores resultados em suas metas e objetivos.

Leandro é ‘coach’ com formação na Universidade de Harvard (EUA), professor universitário, palestrante e coordenador de MBA em Gestão Pública da CIMPRO Inovação e Educação Ltda, e utilizou a definição de Villela da Matta e Flora Victoria, Fundadores da Sociedade Brasileira de Coaching (da qual é membro), para definir coaching.

– É um processo que visa elevar a performance de um indivíduo, grupo ou empresa, aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado, o coach, em parceria com o cliente, o coachee – explica Leandro. Ainda de acordo com Leandro, o processo de coaching ocorre em sessões, semanais ou quinzenais, de uma hora.

Nas outras sessões o processo de coaching é aplicado em três etapas, de acordo com a metodologia FARM (Foco, Ação, Resultados e Melhoria contínua) da seguinte forma: Follow Up, que é a avaliação dos resultados obtidos desde o início do processo; Desenvolvimento, quando há aplicação de ferramentas coaching para desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e competências; e por último, Too Do, definição de uma ação a ser realizada para a próxima sessão.

ENTENDA MELHOR

Para Leandro, ainda há algumas confusões sobre o quê é e o quê não é ‘coach’.

– A confusão é comum e pode ser justificada pelo fato de que há muita gente por aí falando que é coach e que pode orientar sobre qualquer coisa. Esse é o famoso esperto, mil e uma utilidades. Há farsa em todas as áreas – alerta o especialista.

Para Leandro, é mais fácil entender o tema a partir de tudo aquilo o que não é coaching.

– Não é terapia, não é consultoria, não é treinamento e tampouco é aconselhamento. Coaching é um processo que tem começo, meio e fim e que procura, por meio de ações, elevar o desempenho e estimular mudanças positivas em indivíduos, grupos ou empresas. A metodologia tem foco em otimização da vida profissional e pessoal – destaca.

O coaching é um processo de autoconhecimento, onde a pessoa passa a se conhecer melhor, seus valores, seus sonhos, sua missão de vida. Através do coaching é possível traçar uma rota de ação para atingir objetivos e metas. Nesse processo, torna-se real e visível a realização daquilo que antes parecia ser impossível. Passa-se a liberar o potencial do indivíduo, maximizando seu desempenho e transformando seu comportamento frente aos variados aspectos da sua vida.

E, por qual motivo o seguimento vem ganhando cada vez mais adeptos?! Essa é a pergunta que não quer calar.

– Antes era prioridade somente entre executivos de grandes corporações, hoje a prática do coaching vem ganhando cada vez mais espaço nas micro e pequenas empresas e na sociedade de maneira geral, como ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional. Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de coaching, 55% das empresas em todo o mundo, incluindo o Brasil, já utilizam o método, enquanto 37% pretendem implementar o processo o mais breve possível – menciona.

O outro fator de divulgação do coaching e que está influenciando muito no seu crescimento foi a sua utilização no meio esportivo e artístico.

– Nomes como o do técnico da seleção masculina de vôlei, Bernardinho, e da cantora Fafá de Belém, e mais recentemente, Leonardo DiCaprio e Malu Mader, que concederam entrevistas dizendo que utilizam o coaching, mostrando como foi importante para o desenvolvimento de suas carreiras, isso também ajudou consideravelmente na divulgação do seguimento – finaliza Leandro.

Informação e foto: Eusébio Dornellas | Agência Comuniqque – www.comuniqque.com

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