Consorciados elegem a modalidade como maneira eficaz na concretização de objetivos e ampliação de patrimônio
Não restam dúvidas que a modalidade de consórcios vem crescendo amplamente no território brasileiro e, a cada dia, vem conquistando mais e mais adeptos que enxergam nessa prática, a possibilidade de transformar sonhos em objetivos conquistados. Além disso, o consórcio vem ganhando força, quando o assunto é a ampliação de patrimônio.
O primeiro trimestre deste ano registrou o crescimento de 4,7% nas adesões aos consórcios, em relação ao mesmo período de 2016. A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) realizou pesquisa com 1.405 consorciados e potenciais consorciados em oito capitais brasileiras, através da Quorum Brasil, buscando entender as razões do consumidor ao optar pelos consórcios.
‘Educação financeira’ e ‘planejar o futuro’ foram expressões bastante utilizada pelos entrevistados, que escolheram o consórcio como atividade programada de suas finanças. A pesquisa apontou um crescimento de 67% – no ano passado – para 82% em 2017 no que se refere à mudança positiva e com responsabilidade, sobre a gestão de consumo.
INTERNET E REDES SOCIAIS COMO ALIADAS DO CONSUMIDOR
Outro dado interessante apontado pela pesquisa é o fato de os consumidores terem a Internet e as redes sociais como aliadas, desempenhando importante função, principalmente nos quesitos informação, indução ao consumo e formação de opinião.
Dentre os ouvidos na pesquisa, constatou-se forte influência sobre as marcas e sobre aquisição, formuladas em duas questões. Na primeira resposta, 63% dos entrevistados opinaram sobre o alcance das redes sociais na decisão da identificação da administradora. Já na segunda questão, 69% apontaram o grau de convencimento sobre a não recomendação de uma marca.
De acordo com Daniel Tinoco, diretor do Consórcio Realize, as empresas precisam estar atentas a esse novo perfil de consumidor. “Hoje o consumidor tem muita informação e informação na palma da mão, a qualquer momento. Ele não se contenta somente em fazer pesquisa sobre preços, esse novo consumidor, conectado, verifica a confiabilidade da empresa, troca informações com outros consumidores, critica e faz sugestões. Precisamos estar atentos a essas mudanças e atender a todas as expectativas de nossos clientes”, diz Daniel.
BONS NEGÓCIOS E INVESTIMENTOS
Questionados sobre se fizeram bons negócios ao adquirir um consórcio, 64% dos entrevistados disseram ter certeza que sim. Apenas 26% mencionaram ‘dúvida’, formados basicamente por não contemplados. Quando questionados sobre “o que vem à cabeça quando ouvem a palavra consórcio”, 78% dos consorciados ativos citaram-no como um bom investimento. Há um ano, representava 66%, uma diferença positiva de 12 pontos percentuais.
Numa outra pergunta, o consórcio – consagrado no país há 55 anos – foi mencionado como meio de aquisição de um bem por 46% e investimento por 54%, tornando a imagem de consumidor planejador mais significativa e forte. Nos 305 potenciais consorciados ouvidos, entre os que apontaram consórcio como investimento, houve crescimento de 48%, em 2016; para 61%, neste ano. Ao responderem outra pergunta relacionada, consórcio foi mencionado como bom investimento por 57% neste ano, registrando dois pontos acima do ano passado.
NOVA MARCA – Em breve, o Consórcio Realize estará apresentando novos produtos, bem como proporcionando melhorias a seus clientes e, principalmente, ampliando o seu campo de atuação. Além do trabalho realizado na região, o grupo está passando por moderna reestruturação e, suas ações, estão sendo implementadas com o objetivo de atender à demanda nacional. O Consórcio Realize está crescendo e, brevemente, será o Consórcio Valor. Aguarde!
Outras informações sobre consórcios podem ser obtidas através do site www.consorciorealize.com.br e demais contatos: (22) 3811-0600 / 3824-6060 / 99794-0847 WhatsApp.
Eusébio Dornellas (Agência Comuniqque – www.comuniqque.com), com informações da ABAC
Imagem: divulgação | O Consórcio Realize vem inovando na forma de interagir com clientes nas redes sociais