A voz marcante do futebol regional

DORNELAS, E. S.

Novembro, Edição 23, 2017

Itaperuna, RJ – Aloisio Soares… Radialista, narrador esportivo e repórter. Lembrar-se dos bons tempos de futebol em Itaperuna e região é um exercício de memória fascinante e, é quase impossível ter recordações do bom futebol, sem se lembrar da voz de Aloisio Soares, dando aquele toque de emoção aos ouvintes.

O Projeto Personalidades, idealizado pelo escritor e jornalista Eusébio Dornellas, tem a honra de registrar nas páginas do Itaperuna News, este personagem que marcou a vida de muitos torcedores, além de marcar o próprio nome no futebol itaperunense – profissional e amador – e no futebol da Região Noroeste Fluminense.

Quando criança, eu acompanhava praticamente todos os jogos do Itaperuna Esporte Clube, seja amistosos, Campeonato Carioca ou Campeonato Brasileiro. Nos dias de jogos, chegava bem cedo ao Estádio Jair de Siqueira Bittencourt, o Jairzão, e ficava observando a movimentação dos profissionais que atuam fora das quatro linhas.

Dentre esses profissionais, Aloisio Soares… Fones no ouvido, caneta, papel e microfone em mãos… Andava de um lado para o outro buscando informações com dirigentes, comissão técnica e árbitros. Esticava os fios e cabos na lateral de campo e, em alguns momentos, olhava para as arquibancadas, geral e cadeiras cativas, observando a movimentação dos torcedores que chegavam ao estádio.

Antes da partida principal, ouvíamos algumas informações sobre a partida de juniores. Escalações, tempo de jogo, gols, lances polêmicos etc. Nesse meio tempo, o Jairzão já abrigava muitos torcedores… Era comum ver diversos torcedores com um rádio à pilha e, quem não tinha um, gostava de ficar próximo daqueles que tinham, ouvindo a narração e todas as demais informações.

Aloisio Soares era um desses profissionais que levava informação e emoção para os torcedores. Como repórter de campo testemunhou façanhas, foi testemunha de jogos marcantes no Jairzão. Como narrador esportivo também viu, ouviu e respirou toda atmosfera futebolística, que marcou a vida de milhares de pessoas, principalmente, àqueles apaixonados pelo Itaperuna Esporte Clube.

Nosso personagem acompanhou os tempos áureos do Itaperuna Esporte Clube… Em seu blog, Blog do Aloisio Soares, revela importantes passagens do nosso futebol profissional. Também mostra a trajetória do futebol amador na região, registrando campeões e imortalizando momentos importantes do esporte regional.

O acervo fotográfico também é uma preciosidade… Dentre as raridades, o Mané Garrincha com a camisa do Retiro Futebol Clube; a saga do Itaperuna Esporte Clube, durante o Campeonato Brasileiro de 1992 (Série B); o goleiro Pacato, ídolo do Itaperuna que ficou 1.087 minutos sem levar gol na temporada de 1993; o Porto Alegre, campeão da 3° Divisão do Campeonato Carioca de 1985; a série de amistosos disputados pelo Porto Alegre na África em 1987; dentre outras preciosidades.

Em 28 anos de profissão, Aloisio Soares respirou e continua respirando o futebol. Testemunha ocular da nossa história futebolística, ele presenciou momentos mágicos e nos devolveu esses momentos em forma de magia, que só o Rádio é capaz de proporcionar. Também observou a queda do nosso principal futebol, o Itaperuna Esporte Clube, que hoje se encontra afastado de competições profissionais.

O botafoguense Aloisio Soares, torcedor do Time da Estrela Solitária, não está só… Certamente, encontra-se gravado na memória de milhares de torcedores e, nós, torcedores, somos agradecidos por tudo o quê fez pelo esporte regional e, continua a fazer. Obrigado pelos momentos mágicos proporcionados pelas ondas do Rádio. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *