‘Administrar é o meu negócio’, diz Sebastião Delgado

DORNELAS, E. S.

Dezembro, Edição 12, 2016

ITAPERUNA, RJ – “Administrar é o meu negócio”. Essa é a frase que sintetiza a entrevista com o administrador de empresas Sebastião Freitas Delgado, concedida ao jornalista Eusébio Dornellas, para o Projeto Personalidades, uma iniciativa do site Itaperuna News e Agência Comuniqque, que vem registrando a história de personalidades da nossa terra.

Sebastião nunca teve uma vida fácil… Nascido e criado na zona rural, especificamente na Fazenda do Sossego, ficou por lá até os 12 anos, indo posteriormente estudar no município de Laje do Muriaé. Aos 16 anos veio morar em Itaperuna, onde trabalhou em um supermercado da cidade.

Pouco tempo depois, começou a trabalhar na construção civil. Sebastião, tornara-se um pintor, e dos bons, segundo ele mesmo conta. “A conclusão do trabalho era uma das melhores partes. Deixar o cliente satisfeito, ouvi dele que valeu a pena o dinheiro investido era algo recompensador, bastante satisfatório. Além é claro, de se aproximar a hora do pagamento, outra recompensa bastante satisfatória”, brinca.

Nesse período, Sebastião também se dedicava aos estudos, quando cursava Técnico em Contabilidade. “Era uma época difícil, afinal, tinha que conciliar trabalho e estudo. Trabalhar durante o dia e estudar a noite era muito complicado. O trabalho é desgastante e depois chegar em sala de aula e ficar até às 22 horas era cansativo, porém necessário”, diz.

Depois de alguns anos trabalhando na construção civil, ele foi auxiliar administrativo em uma empresa de curso de informática, gerenciou cursos de idiomas e também trabalhou no setor administrativo de um posto de gasolina. Nesse período ainda encontrou tempo para se graduar em Administração de Empresas. Hoje, exerce uma função estratégica no Legislativo Municipal, onde está nomeado chefe de Gabinete da Câmara Municipal de Itaperuna.

‘ADMINISTRAR É O MEU NEGÓCIO’

Como dito no início, a frase “administrar é o meu negócio” sintetiza bem a entrevista, afinal, o administrador deixou claro a sua enorme satisfação pela escolha profissional. “A Administração foi a minha escolha e estou muito satisfeito”, comenta.

De acordo com ele , o administrador não pode ter dúvida nas tomadas de decisões. “É preciso ter certeza que a tomada de decisão está correta, os resultados, serão mensurados posteriormente. E, a informação, é a grande aliada na tomada de decisão”, reforça.

Para o administrador, outras ações também se fazem necessárias. “Vivenciar o dia a dia da empresa, conhecer cada setor e interagir com todos os funcionários, são detalhes que podem fazer grande diferença. Outra coisa, honestidade e sinceridade são palavras que nunca saem de moda, principalmente, no setor financeiro. Trabalhar com finanças é algo desafiador e demanda muita responsabilidade”, completa.

Em relação à região Noroeste Fluminense, Sebastião disse que grande parte das empresas ainda são geridas por membros da família, “uma realidade que precisa ser mudada com a inserção de profissionais do setor de Administração”, diz. E, para o próprio futuro, ele aposta em qualificação. “Pretendo fazer um mestrado na área financeira ou administração pública. Ainda não me decidi, mas, esse é outro objetivo que pretendo conquistar. Qualificação é a mola propulsora para todo o profissional comprometido com o trabalho e, eu quero sempre buscar me qualificar”, finaliza Sebastião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *