Cacaio Futebol Clube

DORNELAS, E. S.

Outubro, Edição 10, 2016

Reprodução da Internet: Futebol Interior

ITAPERUNA, RJ – Todos o conhecem apenas por Cacaio… João Carlos dos Santos Amaral, nascido em Lages, SC, é itaperunense de coração e personalidade conhecida no mundo do futebol. Como jogador profissional, no município itaperunense, defendeu as cores do extinto Porto Alegre no início de sua carreira, jogando inclusive o famoso jogo contra o Flamengo, cujo placar foi 2 a 0 a favor do time do interior. Vale lembrar que o Porto Alegre, tornara-se Itaperuna Esporte Clube, time pelo qual o atacante Cacaio também fez história.

Artilheiro por onde passou, Cacaio jogou em mais de 20 clubes no Brasil e exterior, sendo eles, Pinheiros/PR, Porto Alegre/RJ, Flamengo/RJ, Itaperuna/RJ, Santa Cruz/PE, Payssandu/PA, Remo/PA, América/SP, Criciúma/SC, Guarani/SP, Syon/Suíça, Goiatuba/GO, Ponte Preta/SP, Vila Nova/GO, Bragantino/PA, Brasil/RS, São Carlense/SP, Araçatuba/SP, Nacional/SP e Garça/SP.

Cacaio foi um daqueles atacantes que partia para cima dos zagueiros objetivamente em direção ao gol. Às vezes, atuava como ponta-direita deixando os companheiros na cara do gol. Driblador nato, o atacante prendia a bola com muita maestria. Marcou gols memoráveis, que fazem parte da história do futebol brasileiro, dentre eles, um gol de calcanhar quando jogava pelo Paysandu, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro Série B, contra o time do ABC. Logo após o gol de calcanhar, durante a comemoração da torcida, o alambrado caiu e a multidão acabou invadindo o campo. Essas imagens ficaram famosas no Brasil e no exterior!

ARTILHEIRO DO BRASILEIRÃO E TÍTULOS

Como jogador, Cacaio acumula títulos na carreira, sendo campeão do Campeonato Brasileiro por duas vezes. Em 1991, conquistou a Série B do Brasileirão pelo Paysandu, levando o clube paraense a disputar entre os melhores do Brasil no ano seguinte. Com 14 gols, Cacaio foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro da Série B naquele ano.

Em 1992, o Paysandu estreava na elite do futebol brasileiro, sendo o primeiro representante do Estado do Pará a figurar entre as grandes equipes do País. Até hoje, a torcida do Paysandu cita o nome de Cacaio, como um dos maiores ídolos do clube.

Em 1996, o atleta foi novamente campeão brasileiro, desta vez, com a equipe do Vila Nova, que sagou-se campeã, invicta, do Campeonato Brasileiro da Série C. Durante a carreira como atleta profissional, ainda acumulou títulos e vice-campeonatos em campeonatos estaduais, dentre eles, nos campeonatos paraenses, pernambucano, paulista e outros.

TÉCNICO DE FUTEBOL

Como técnico de futebol, ele dirigiu o Itaperuna Esporte Clube, São José do Calçado/ES, além de Cametá, Tuna Luso, Paragominas e Remo, estes, no Estado do Pará. Em poucos anos como treinador, Cacaio soma importantes conquistas, dentre elas, o Campeonato Paraense em 2012, quando colaborou no título do Cametá (técnico no primeiro turno).

Ainda no estado paraense, Cacaio escreveu o seu nome da história do Remo, sagrando-se Campeão Paraense em 2015, vice-campeão da Copa Verde no mesmo ano, além de ter conseguido o acesso ao Campeonato Brasileiro Série C para o ano de 2016.

Cacaio – Futebol Clube – é personalidade do mundo da bola e leva o nome da cidade de Itaperuna por onde passa, representando-a de forma vencedora. Como jogador, marcou o seu nome na história do futebol e, como técnico, já demonstrou que tem talento. Cacaio é gente nossa, itaperunense de coração e excelente profissional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *