Este homem é um rato

Na verdade, Ratinho, um dos melhores professores de Capoeira da região

DORNELAS, E. S.

Janeiro, Edição 13, 2017

ITAPERUNA, RJ – Sérgio Mauricio Picanço Primay… Parece nome de artista! Acredito que se alguém chamá-lo assim, é bem provável que fique sem resposta, acho que até ele mesmo já se esqueceu do próprio nome. Experimente apenas, Ratinho, ou Ratinho da Capoeira, e certamente você terá toda a atenção de um dos melhores professores de Capoeira da Região Noroeste Fluminense.

O apelido surgiu nas rodas de Capoeira, lá no início dos anos 90, quando ele começou a dar os primeiros passos, ou melhor, os primeiros saltos. Ratinho é uma dessas personalidades sorridente, que está sempre de bom humor. Com ele não tem tempo ruim, enfrenta os problemas peculiares da Capoeira de cabeça erguida e, se cair, utiliza a velha máxima da Capoeira, “na vida se cai, se leva rasteira, quem nunca caiu não é capoeira”.

Em Itaperuna foi aluno do professor Dêja, capoeirista das antigas, como é dito no meio. Em 1996 começou a treinar com o professor Matamba, famoso em Bom Jesus do Itabapoana e em toda aquela região. “É de lá que vem a minha raiz na Capoeira”, revela Ratinho.

Em 1998, Ratinho começou a ministrar aulas de Capoeira em um projeto social e na Academia Natanael Jr., uma das primeiras academias na cidade. “Em 2003 e 2004 eu morei em Vitória, no Espírito Santo, onde tive o prazer de treinar com uma das lendas da Capoeira, o Mestre Capixaba. Naquela oportunidade eu trabalhei em projetos, escolas, condomínios e academias”, diz o capoeirista.

PERSONAL TRAINER CAPOEIRA

Desde o período em que trabalhou em Vitória, Ratinho vem se dedicando a trabalhos como Personal Trainer Capoeira. “Nossas aulas passam por tudo que a Capoeira nos oferece. Treinamos a Regional para trabalhar, luta, defesa pessoal e resistência. É um treino aeróbico e o praticante perde muitas calorias durante as aulas”, reforça.

Ratinho também falou dos outros estilos da Capoeira em que há bastante procura. “Nós também ensinamos Angola, para trabalhar força, flexibilidade e concentração. Já o Maculelê ajuda a melhorar a movimentação, através da dança e do ritmo, que também ajudam na perda de calorias”, finaliza Ratinho.

Informações sobre Personal Trainer Capoeira e outras dúvidas podem ser obtidas diretamente com o professor Ratinho, através dos seguintes contatos: sergio_primay@hotmail.com e (22) 9 9602-9587.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *