Lápis, papel e uma obra de arte

DORNELAS, E. S.

Junho, Edição 18, 2017

Itaperuna, RJ – Juntar poucos elementos e ser capaz de transformar algo simples, em uma obra de arte… Nesta semana, o Projeto Personalidades, idealizado pelo escritor e jornalista Eusébio Dornellas, rende homenagens a uma pessoa assim… Cristian Tardin!

Desenhista, pintor, artista, professor de desenho, chargista. Com elementos simples, seja lápis, papel, tinta ou tela, ele é capaz de nos surpreender, com suas obras de arte.

O itaperunense, que eleva o nome da cidade com seu trabalho, também é capaz de transformar lixo em luxo e poucas pessoas sabem disso. Tem a capacidade de produzir belas imagens com grãos de areia, açúcar etc. Autodidata, já recorreu inúmeras vezes aos livros buscando mais e mais conhecimento, inclusive na Literatura Francesa.

Apreciador dos mestres franceses, decidiu aprender o idioma Francês, com o intuito de aprimorar seus estudos. Sempre que pode, recorre a professores renomados e participa de workshops e cursos. Pinta murais de grandes dimensões, ‘eternizando’ registros bíblicos, bem como paisagens de modo geral.

Bastam alguns minutos de conversa com o artista para perceber o quão sedento ele é, pelo aprender e apreender.

Cristian de Magalhães Tardin é uma daquelas pessoas com quem a gente conversa e nem vê o tempo passar. Desenha desde os seis anos. “Entre 13 e 16 anos, que é uma idade excelente para gravar técnicas de desenho, eu tinha que desenhar escondido por falta de compreensão do meu pai. Nessa época eu não tinha contato algum com livros ou materiais de desenho, por isso, não produzi muita coisa. Quem me ajudou muito nesse período foi uma ilustre professora de desenho, chegando até mesmo a me dar aulas gratuitas. Sou muito grato a ela por ter acreditado em mim”, comenta.

Com 19 anos ele começou a encarar a arte de desenhar com mais seriedade, objetivando um complemento em sua renda. “Com muita luta e determinação, venci barreiras e descobri no retrato a lápis uma forma de complementar minha renda. Eu trabalhava numa fábrica de laticínios, ganhando pouco e já com esposa e uma filha. Havia feito retratos dos colegas, mas, eram desenhos de brincadeira. Um dia um amigo perguntou quanto eu cobraria para fazer o retrato da esposa dele. Olhei pra ele um segundo e pensei, pronto, agora é para valer”, recorda Cristian.

Isso foi em 1996 e, daquele tempo aos dias de hoje, ele já fez mais de 4.000 retratos, seja olhando uma foto em seu ateliê, ou em exposições e workshops. Ele passou a comprar livros de desenho e pintura, além de materiais. “Estudei por anos. Fiz todos os exercício propostos nos livros. Descobri que nada é tão desafiador como fazer caber em uma pequena área, todas as técnicas possíveis do desenho”, diz.

De acordo com o artista, a arte de desenhar possui técnicas que se aplicam a qualquer desenho. “Proporções, por exemplo. Do mesmo modo que você mede a largura de um copo e compara com sua altura para poder desenhar, faz o mesmo com os olhos, boca, nariz, orelhas, cabeça etc. Mede e compara a proporção da largura em relação à altura. Para provar isso, tenho o hábito de desafiar o aluno a começar por retratos. E aí, eles começam a perceber que conseguem em apenas um mês ou dois, reproduzir a foto de alguém. E se conseguem isso, vão ter total confiança para desenhar qualquer coisa”, explica.

Tardin também deixou um recado a todos que gostam de desenhar. “Vocês devem acreditar em vocês mesmos! Desenhar não é apenas diversão, é uma forma prazerosa de ser reconhecido. Treine! Desenhe nas horas de almoço, desenhe nas madrugadas, desenhe com o dedo na areia ou com um pedaço de tijolo no chão, mas desenhe! O seu sucesso só depende de você!”, garante ele.

Cristian Tardin é gente nossa, da nossa terra. Um ‘poeta dos desenhos’, que vem deixando sua marca imprensa não só em papel ou tela, mas, na retina dos apreciadores e amantes desta nobre arte. O Projeto Personalidades aplaude – de pé – este artista e amigo, chamado Cristian “Doré” Tardin. O ateliê dele está localizado na Avenida Prefeito Orlando Tavares, 1350, Bairro Cehab, em Itaperuna/RJ. Outras informações podem ser obtidas através do seguinte contato: (22) 3822-3920.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *