Para Jamérico Garcia, certamente eu tiro o chapéu

DORNELAS, E. S.

Maio, Edição 29, 2018

Itaperuna, RJ – José Américo Garcia… O artista itaperunense conhecido no Brasil e até mesmo no exterior como Jamérico Garcia, é o mais novo personagem a fazer parte da galeria do Projeto Personalidades, idealizado pelo escritor e jornalista Eusébio Dornellas.

O Projeto, que vem crescendo consideravelmente, é o carro chefe do site Itaperuna News e vem recebendo por mês, centenas de e-mails, comentários, zaps e outros, principalmente sugerindo novos entrevistados. E, uma das sugestões (confesso que o Jamérico fazia parte dos nossos planos), foi justamente em prol desse brilhante intérprete.

Lembro-me de que durante a minha adolescência, enquanto aprendia os primeiros acordes com o professor Paulinho Cardoso, eu já ouvia falar do Jamérico – na época Zé Américo – como sendo um grande cantor.

– Nessa mesma época eu estava constantemente no distrito de Retiro do Muriaé, ensaiando com a galera. Isso foi no início da minha carreira – lembra Jamérico.

Ele ainda falou sobre os festivais no início da carreira, época em que esse tipo de evento agitava a cidade de Itaperuna.

– Ganhei dois festivais anuais e isso me empolgou a continuar cantando. Daí em diante, entrei para uma banda e comecei viajar por toda Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Isso me deixava sonhando cada vez mais – comenta.

Questionado sobre quando decidiu investir na carreira, disse apenas o seguinte:

– O momento específico foi quando olhei para o espelho e disse para mim mesmo… Vou encarar essa – diz.

Além de intérprete, Jamérico também compõe, e gosta de tocar violão.

– Também sou compositor e tenho duas músicas gravadas no CD do Grupo Domino, na França. Mas, durante os shows, quando estou com banda, eu só canto mesmo – complementa.

Jamérico ainda deixou sua marca na França, onde morou por quase cinco anos. No entanto, o início foi bastante difícil.

– Antes de trabalhar na França como cantor, lavei muitos pratos. Mas, depois as coisas começaram a acontecer. Depois da gravação do CD com o Grupo Domino, tudo fluiu. Após essa fase, entrei em uma casa de shows substituindo a insubstituível Elza Soares. E assim outros shows foram aparecendo – diz o cantor.

Mas, a saudade bateu forte. A saudade da mãe, da família e amigos fez com que Jamérico retornasse para o Brasil.

PROGRAMA RAUL GIL E NOVOS PROJETOS

As participações de Jamérico Garcia no Programa Raul Gil eram simplesmente de tirar o fôlego, tanto dos telespectadores, quanto dos jurados e do próprio Raul Gil (ver vídeo).

– O Programa Raul Gil abriu muitas portas. Realmente eu era muito querido lá, fiz grandes amigos e sinto muitas saudades. Também gostaria de dizer que estou me preparando para o The Voice Brasil 2016, na Rede Globo, e conto com o apoio e a torcida de todos – finaliza.

Atualmente Jamérico reside no Rio de Janeiro, local estratégico para shows e viagens. Ele revelou que pretende voltar a Itaperuna ainda este ano para realização de algum show, no entanto, ainda não há compromissos agendados na cidade.

Sobre o Projeto Personalidades, Jamérico Garcia elogiou muitíssimo, dizendo que a equipe do Itaperuna News está de parabéns. Nós, família Itaperuna News, sentimo-nos honrado em ter o artista Jamérico em nossa galeria de personalidades. Para você, Jamérico, nós tiramos o chapéu… Obrigado e sucesso!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *