Procura-se profissional em Jornalismo

Empresas apostam em Assessoria de Imprensa na busca por visibilidade e melhores resultados

DORNELAS, E. S.

 

Reprodução da Internet | Sebrae

Em Itaperuna, RJ, a busca pelo profissional formado em Jornalismo, que atue em Assessoria de Imprensa e Comunicação, vem aumentando consideravelmente. Empresas, profissionais liberais e autônomos começam a enxergar a importância deste profissional, diante de um cenário que precisa e valoriza a informação – de qualidade – para dar visibilidade ao negócio, interagir de forma positiva com os diversos públicos, bem como consolidar a marca perante a sociedade.

A ideia de o jornalista trabalhando apenas em veículos de comunicação (jornais, revistas, rádio, TV, site, blog etc), vem perdendo força no imaginário dos itaperunenses, que há alguns anos, está se acostumando com a figura do assessor de imprensa. Eusébio Dornellas, escritor e jornalista, foi um dos profissionais que resolveram investir no segmento e, hoje, trabalha principalmente como assessor.

– Desde a primeira semana de aula na faculdade eu sabia que iria trabalhar com assessoria e me orgulho muito em poder atuar na área. Estamos vivendo uma fase de descobertas, onde as empresas locais e diversos outros profissionais estão descobrindo quais os serviços e produtos oferecidos por uma Assessoria de Imprensa e Comunicação, e isso, é uma grande vitória para nós – ressalta Eusébio.

Quem já se utiliza dos serviços de uma assessoria é o administrador e corretor de imóveis, Anderson Luiz de Souza, que garante a eficácia do serviço e não poupa investimentos quando o assunto é Comunicação.

– A evolução tecnológica e o amadurecimento da geração Y trouxeram para as relações interpessoais e comerciais um olhar cultural sob uma nova ótica.  E por entender a necessidade de me comunicar de maneira eficaz com essa geração consumidora, é que tenho como um dos pilares do meu negócio, o investimento em Assessoria de Imprensa e Comunicação – garante Anderson.

O jovem empresário Bruno Pires, diretor da B2B Empreendimentos, empresa que organiza a Merco Noroeste (Feira Industrial e Comercial do Noroeste Fluminense), também ressalta o valor do profissional de Comunicação, para o seu negócio.

– A Assessoria de Imprensa é fundamental para o sucesso e expansão de qualquer negócio. A informação precisa chegar às pessoas de maneira profissional, pois, isso transmite segurança aos nossos clientes. Esse profissional de Comunicação é sem dúvida alguma, de suma importância – afirma o empresário.

Valber Meireles, empresário, cantor e compositor, disse que este tipo de trabalho é imprescindível para o sucesso de suas atividades.

– É realmente imprescindível! Só consegui visibilidade na mídia, seja em jornais, televisão, rádio e internet, a partir do momento em que a Agência Comuniqque assumiu a minha divulgação. Com uma competência ímpar, principalmente na produção dos textos, conseguimos emplacar matérias jornalística sobre o meu trabalho musical em diversos veículos de comunicação, inclusive na TV Record e Jornal O Globo – destaca Valber.

ESTUDAR É PRECISO, CONSTANTEMENTE

De acordo com Eusébio, o assessor precisa estudar constantemente, participar de congressos e interagir com outros profissionais da área.

– Tem muita coisa interessante acontecendo, principalmente nos grandes centros, e não podemos ficar parados. Recentemente concluí um MBA em Gestão de Pessoas, focando principalmente o trabalho de comunicação interna e, no momento, faço pós-graduação em Comunicação Contemporânea e Relações Públicas. Temos que buscar um aperfeiçoamento diário, a fim de apresentar um trabalho satisfatório para os clientes – finaliza.

PRODUTOS E SERVIÇOS – Ao final da entrevista, o jornalista Eusébio Dornellas falou um pouco sobre alguns produtos e serviços que o profissional da área presta. Veja! Elaboração de projetos gráficos e editoriais (jornal, informativo, revista etc); conteúdo para site, blogs e redes sociais; artigos, resenhas, matérias jornalísticas e outros; fotojornalismo; jornalismo literário; marketing digital; media training; relações públicas; release; sugestão de pauta; roteiro e muito mais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *