Instituído pela Lei 10.448 de 2002, o Dia Nacional da Defensoria Pública é celebrado em 19 de maio. E, segundo informações do Senado Federal, o dia foi escolhido conforme a data do falecimento de Santo Ivo, Ivo Hélory de Kermartín, doutor em teologia, direito, letras e filosofia. Santo Ivo era considerado o patrono dos advogados, que atuou como defensor dos pobres, órfãos e viúvas.
O município itaperunense vai homenagear os defensores, servidores, estagiários, equipe de apoio e demais colaboradores desta importante Instituição, iluminando o monumento ao Cristo Redentor, com a cor predominante da Defensoria Pública, o verde.
Coordenadora da Região 7, a defensora pública Dra. Valeria de Rezende Rodrigues Brum Garcia, agradeceu ao prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, a bela homenagem; e reforçou o compromisso da Instituição em bem servir a população de forma honrosa, trabalhando para defender os direitos dos menos favorecidos, oferecendo dignidade e justiça.
A Dra. Alessandra Mônica Rodrigues Monteiro, defensora pública e diretora de eventos e social da ADPERJ (Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro), informou que monumentos emblemáticos da capital fluminense, também vão ganhar a cor verde, dentre eles, a Roda Gigante, Museu de Arte do Rio, Arcos da Lapa, Cristo Redentor do Corcovado e (ALERJ) Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro; esses monumentos serão iluminados a partir das 17h.
O Cristo Redentor de Itaperuna é o primeiro do Brasil a ser reconhecido oficialmente como monumento irmão do Cristo Redentor do Corcovado, através de processo de geminação, assinado pela Prefeitura de Itaperuna com a Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro (representada pelo Santuário Cristo Redentor). O monumento em Itaperuna ficará com a cor verde no dia 19 de maio.
‘ONDE HÁ DEFENSORIA, HÁ JUSTIÇA E CIDADANIA’
Com o tema ‘Onde há Defensoria, há Justiça e Cidadania’, as celebrações deste ano visam ratificar o trabalho de defensoras e defensores públicos, em defesa do acesso à Justiça, aos cidadãos mais vulneráveis. Também, pretende-se destacar a relevância da Defensoria Pública para a democracia. Outro fator de suma importância são as ações realizadas pela Instituição durante todo o ano, revelando aos cidadãos seus direitos e como proceder para que os mesmos, sejam respeitados.
Informação – Comuniqque
Imagem – ADPERJ com foto reproduzida da Internet (Decom)