Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações de controle ao mosquito transmissor
A Prefeitura de Itaperuna, cidade localizada no Noroeste Fluminense, está atenta ao problema “dengue”. Através da Secretaria Municipal de Saúde, o município vem intensificando as ações de controle ao mosquito Aedes aegipty (transmissor da dengue). Nesta quarta-feira (16/01), às 8h, acontece a Mobilização Social para Prevenção e Combate à Dengue, em parceria com diversos setores da sociedade. O local de concentração será na Unidade de Estratégia de Saúde da Família, Bairro Cehab (PSF – Cehab).
Um dos objetivos da mobilização é criar estratégias de combate ao vetor, como também diminuir a possibilidade de possíveis criadouros do mosquito. Em recente reunião, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão (PP) e o secretário Municipal de Saúde Sérgio Nunes detectaram grande número de pessoas expostas a infecções pelos sorotipos da doença, bem como crescentes notificações atribuídas ao Bairro Governador Roberto Silveira – Cehab.
Equipes do Núcleo de Educação em Saúde (NICES), Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), Vigilância Epidemiológica (VE) e PACS/ESF vão percorrer o bairro realizando ações de bloqueio: tratamento focal, eliminação de focos, cobertura de caixas d’água, além do trabalho de educação em saúde, informativo e educativo. As equipes serão supervisionadas pelos coordenadores do evento Heron Macedo (CVAS) e Gesiney Botelho (NICES).
De acordo com o prefeito Alfredão é preciso intensificar as ações de prevenção e combate ao vetor. Alfredão também destacou a importância da sociedade na luta contra o mosquito Aedes aegipty. O secretário Sergio Nunes disse que o evento procura sensibilizar, conscientizar e desenvolver medidas junto à coletividade, mostrando que a prevenção contra a doença consiste na eliminação dos criadouros do mosquito, esclarecimentos sobre a doença, modo de infecção e controle da transmissão.
Outras informações sobre tratamento e combate à dengue podem ser obtidas através dos seguintes telefones: (22) 3822-0709 ou 3824-5049.