Investimento de 26,5% em Educação

Arquivo | De acordo com Anderson, a Educação é a chave do sucesso para a diminuição das desigualdades sociais

O município de Itaperuna, cidade localizada no Noroeste Fluminense, investiu 26,5% do orçamento na área de Educação. Este percentual é um pouco acima dos 25% estipulados em Lei, o que reforça o compromisso da cidade em valorizar o ensino municipal.

Em matéria divulgada pelo Jornal “O Diário do Noroeste” – 02, 03 e 04 de março – há um breve relato do secretário Municipal de Fazenda, Ivan Lacerda, sobre o relatório de Execução Orçamentária. De acordo com ele, “o limite percentual mínimo para a aplicação na manutenção e desenvolvimento do ensino é de 25%”. No entanto, a Secretaria Municipal de Educação aplicou 26,5% em 2012.

Para o administrador Anderson Luiz de Souza, ex-secretário Municipal de Educação, cuja atuação foi fundamental no processo do aumento de repasse, esta é uma conquista que merece ser comemorada.

– Num cenário nacional, onde se discute melhorias na valorização do profissional de Educação, além da qualidade do ensino, é de fundamental importância que os gestores estejam atentos às necessidades do cotidiano e busquem resultados positivos. A sociedade clama por uma série de melhorias e somente através de uma Educação de qualidade, poderemos diminuir as desigualdades sociais e nos equiparar com outras nações que apostam na Educação – reforça Anderson.

Prestação de Contas

O administrador Anderson aproveitou o ensejo para prestar contas do período em que esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação. Dentre as inúmeras ações em 2012, destacam-se uma série de cursos, visando a qualificação do profissional, como por exemplo: curso de T. I. (Tecnologia da Informação), com 100h/a, que atendeu a 150 professores; curso de pós-graduação em Psicopedagogia, numa parceria com a Fundação São José, com duração de 18 meses; curso técnico de Secretariado, também 18 meses de duração; curso para gestores das escolas municipais, em parceria com o Programa SEBRAE de Gestão da Qualidade; EMPRETEC, também numa parceria com o SEBRAE; dentre outros.

Além disso, a Secretaria fomentou encontro pedagógico para os professores de Educação Infantil; oficinas com confecção de brinquedos feitos com sucatas; participação nas Olimpíadas de Língua Portuguesa; oficinas e palestras com temáticas diversas; palestras sobre TDAH nas escolas municipais, em uma parceria com a UNIG; projeto “Consciência Ampla sobre rodas”; projeto “GerAÇÃO Consciente”; projeto “Bullying – Forme um amigo” em parceria com a Faculdade Redentor; curso de Gestão Escolar; e outros.

– Ficamos na torcida para que o município continue investindo em Educação. É preciso cada vez mais, entendermos o quão importante é valorizar o profissional de Educação e melhorarmos a qualidade do ensino. Essas conquistas em 2012 só foram possíveis por que muitos acreditaram na proposta, principalmente a Câmara de Vereadores, que sempre nos deu todo o suporte necessário, além das demais parcerias que formamos naquele ano – finaliza Anderson.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *