Na noite de segunda-feira (11/03), durante reunião da Câmara Municipal de Itaperuna, o vereador Alexandre Pereira da Silva, o Alexandre da Auto Escola (PP) – presidente da Câmara – mais uma vez voltou a falar sobre a necessidade de o município implementar um projeto de “Carga e Descarga” com hora marcada.
No ano passado, o vereador solicitou a colaboração dos técnicos da própria Câmara, a fim de realizar estudo para verificar as possibilidades sobre o projeto. Naquela oportunidade, o vereador disse que os serviços de carga e descarga deveriam ser realizados antes das 8 horas e, depois, somente após o horário das 18 horas. Alexandre ainda mencionou, na época, a possibilidade de ouvir a população através de audiência pública e, solicitou à Imprensa que contribuísse com a questão, de forma que o cidadão tivesse possibilidade de se manifestar a respeito do assunto.
– Não queremos atrapalhar a ninguém. Queremos ouvir representantes das transportadoras, do comércio, enfim, ouvir a todos os envolvidos, para chegarmos a um acordo satisfatório para a cidade. O que não pode acontecer é o nosso trânsito ficar do jeito que está – desabafa Alexandre da Auto Escola.
Reavaliação de pontos de ônibus
Ainda preocupado com a questão do trânsito na cidade, o presidente da Câmara solicitou ao Departamento Municipal de Trânsito (DEMUT ), que providencie em caráter de urgência uma reavaliação referente aos pontos de ônibus.
– Em determinados momentos os ônibus bloqueiam a passagem em ruas próximas à Avenida Cardoso Moreira, atrapalhando o trânsito consideravelmente. Peço ao DEMUT que verifique essa situação e busque medidas, desde já, para melhorar o fluxo de veículos – reforça Alexandre.
AVENIDA DO CONTORNO – Não é de hoje que o vereador Alexandre da Auto Escola vem lutando pelas melhorias do trânsito da cidade. Em dezembro de 2011, ele escreveu uma carta aberta ao empresário Eike Batista, presidente do Grupo EBX, solicitando o apoio do empresário junto ao Governo Federal, para que seja construída a Avenida do Contorno, na BR 356.
Releia a carta:
Antes de ir ao ‘x da questão’, gostaria de parabenizá-lo por mais um sucesso em sua carreira profissional. A trajetória do maior empreendedor do Brasil relatada no livro “O X da Questão”, certamente inspira novos empreendedores a apostarem em suas atividades, além de revelar que não existe toque de Midas e sim, muito trabalho acompanhando de altas doses de perseverança.
Não pretendo aqui relatar seus sucessos e insucessos (ainda que poucos comparado à atualidade), nem mesmo ficar tecendo elogios, ou ‘rasgando seda’ à sua pessoa, como diria minha avó. Também não é minha intenção elevá-lo à categoria de herói, ainda que saibamos que nós, brasileiros, temos essa necessidade e separamos lugar especial em nossas mentes e corações para aqueles que elevam o nome do Brasil ao ponto máximo.
O apresentador do Manhattan Connection, Ricardo Amorim, numa certa oportunidade te perguntou qual a importância de se tornar o homem mais rico do mundo. Suas primeiras palavras foram bastante claras e objetivas: “a importância é que eu posso fazer mais pelo Brasil”. É com essa afirmação, é por causa dessa convicção que resolvi escrever esta carta. Na verdade, um pedido, um apelo… De brasileiro para brasileiro.
O município de Itaperuna/RJ, no qual resido, está localizado a menos de 200 km de São João da Barra/RJ, onde está sendo construído o Superporto do Açu. Eu seria completamente redundante em dizer que o mega investimento trará inúmeros benefícios para o município são-joanense e região, para o Estado do Rio de Janeiro, bem como para o Brasil. Também iria incorrer na mesmice, caso apontasse algumas questões negativas que acompanham o tão almejado progresso. Mas, não é essa a minha intenção. Gostaria de te pedir apenas uma coisa…
Por favor, interceda pelo município de Itaperuna, junto ao Governo Federal, sobre a construção da Avenida do Contorno, na BR 356. A “Obra do Século”, para nós itaperunenses, seriam aproximadamente 13 km de estrada, que viabilizaria melhores condições no trânsito, principalmente retirando o tráfego de caminhões e carretas do Centro. Quando o Superporto do Açu começar a funcionar com força total, pode estar certo de uma coisa, o trânsito na cidade de Itaperuna vai parar! Além da BR 356, o município que faz divisa com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, recebe imenso volume de veículos que cruzam diariamente a BR 101. O nosso trânsito parado, certamente irá prejudicar as ações do Superporto do Açu. Pode acontecer de vocês pararem, por que nós estaremos parados e, paralisados, diante da impossibilidade de se trafegar pela BR 356.
Seriam aproximadamente 13 km, apenas isso, volto a repetir. O contorno se daria nas proximidades do Polo Central de Trabalho (antigo Mercado do Produtor), saindo nas proximidades do Cemitério Vale das Orquídeas. A BR 356 passa justamente no Centro de Itaperuna. Hoje, o nosso trânsito é deveras complicado. Daqui a poucos anos, caso a Avenida do Contorno não seja construída, será o caos… Total!!! Diga-se de passagem… É em função disso, que gostaria de tê-lo como aliado do município itaperunense, na verdade, como o PORTA VOZ de Itaperuna e Noroeste Fluminense, de maneira que seja providenciada a construção da tão sonhada Avenida do Contorno.
Espero que estas simples palavras cheguem ao seu conhecimento e possam sensibilizá-lo quanto ao problema que pode e deve ser evitado. E que a sua fortuna, as suas empresas, os seus empreendimentos, a sua visão e toda a sua experiência – de vida e empresarial – possam continuar sendo importante, para que você possa fazer sempre mais pelo Brasil.
Alexandre da Auto Escola