A reunião da Câmara Municipal de Itaperuna, município do Noroeste Fluminense, ocorrida na última quarta-feira (13/03), contou com um ‘ingrediente’ diferente. Um grupo de estudantes compareceu à sessão, a fim de reivindicar algumas questões. O vereador Alexandre Pereira da Silva, o Alexandre da Auto Escola (PP) – presidente da Câmara – atendeu prontamente ao grupo e concedeu a palavra a representantes dos estudantes.
Dentre os questionamentos levantados, o atraso na entrega da carteirinha (que permite acesso gratuito ao transporte escolar) do Instituto Federal Fluminense – IFF Campus Itaperuna. De acordo com os estudantes, o documento de 2013 ainda não foi entregue a nenhum dos alunos.
O vereador Alexandre da Auto Escola disse que está a par da situação e garantiu que os alunos podem utilizar o transporte escolar com a carteirinha de 2012, pois a mesma ainda é válida.
– É bom a gente esclarecer essas coisas, por que às vezes as pessoas cobram determinadas questões dos vereadores, que na verdade são competência de outras pessoas. Realmente as carteirinhas de 2013 ainda não foram confeccionadas, mas os alunos podem utilizar o transporte público com o documento antigo. A direção do IFF precisa enviar a relação dos nomes dos alunos para a Secretaria de Educação, para que as carteirinhas sejam providenciadas – esclarece Alexandre.
O presidente da Câmara foi enfático ao cobrar mais agilidade no processo.
– As coisas precisam ser mais rápidas. Se a listagem ainda não foi passada pelo IFF, a cobrança tem que ser direcionada à instituição. A gente tem que cobrar isso. Será que dois meses não são suficientes para fazer essa relação? – questiona ele.
O vereador Alexandre da Auto Escola, quando secretário Municipal de Governo, na gestão do então prefeito Jair Bittencourt, teve considerável participação na implantação do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), hoje Instituto Federal Fluminense (IFF), no município de Itaperuna.