A Prefeitura de Itaperuna, através do Departamento de Comunicação, divulgou na rede social (Facebook) do prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão (PP), nota oficial prestando esclarecimentos sobre a “Obra da Vinhosa”.
Nota Oficial – Esclarecimento sobre a Obra da Vinhosa
Essa é uma obra que começou na gestão passada e não foi concluída. Em dezembro de 2012, o serviço foi interrompido por questões financeiras. A empresa responsável, que executava o serviço, requereu a rescisão do contrato da obra ao município e alegou falta de mão de obra e ausência de equipamentos para o trabalho. A atual administração rescindiu o contrato no mês de março de 2013 com a empresa, conforme solicitado pela mesma.
Será refeita uma nova licitação para que a empresa vencedora possa dar continuidade a esta obra de drenagem que é tão importante para a nossa cidade. A Prefeitura Municipal de Itaperuna está empenhada em realizar novo processo de licitação. A atual gestão continua apurando o que já foi pago e o que ainda esta a pagar nessa obra.
A Caixa Econômica Federal, instituição fiscalizadora da obra, está ciente da necessidade em realizar nova licitação.
Departamento de Comunicação Prefeitura de Itaperuna
A nota não esclarece quando será realizada nova licitação e em que fase estaria o processo. Outro questionamento que ainda não foi respondido é referente ao prazo de retomada e previsão de conclusão da obra. Também não houve menção se existe possibilidade de liberar as ruas no entorno da obra.
RELEMBRE O FATO
‘Obra da Vinhosa’: lançamento oficial aconteceu há 16 meses
Prefeitura de Itaperuna não se manifestou sobre o problema
Em Itaperuna, cidade localizada no Noroeste Fluminense, a conhecida “Obra da Vinhosa”, que tem como um de seus objetivos, evitar os constantes alagamentos que atingem o entorno do Hospital São José do Avaí, teve seu lançamento oficial há 16 meses e, até o presente momento, a obra está paralisada. A cerimônia de lançamento das obras de drenagem e saneamento aconteceu na manhã de 06 de dezembro de 2011, na Avenida Beira Rio, atrás do Colégio 10 de Maio.
Vale ressaltar que tal obra não tem a função de acabar com as enchentes, no entanto, concluída, colaboraria consideravelmente com a diminuição das cheias, pois, qualquer chuva mais forte é suficiente para alagar a região em questão. A “Obra da Vinhosa” melhoraria ainda, o escoamento mais rápido das águas, em alguns pontos da Avenida Cardoso Moreira e ruas adjacentes.
Em 01 de abril deste ano, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão (PP), concedeu entrevista em cadeia de rádio, envolvendo as rádios 102 FM, 103 FM e Rádio Itaperuna AM. Naquela ocasião, Alfredão falou da necessidade de outra empresa dar prosseguimento à obra, mas não explicou os motivos da paralisação da obra, e nem por que a empresa que estava prestando os serviços, não vai mais prosseguir com os trabalhos. O prefeito, disse apenas, que existe a possibilidade de liberar as ruas no entorno da obra, a fim de melhorar o fluxo de trânsito.
A Prefeitura de Itaperuna, através do Departamento de Comunicação, não se pronunciou sobre o problema em questão, até o presente momento. O contato inicial com o departamento foi realizado na terça-feira (09/04), por volta das 15h30min, via e-mail. Uma hora após, confirmamos junto ao setor o recebimento do e-mail. Num primeiro momento, informamos que nosso dedline (prazo final para o fechamento da matéria) seria na quarta-feira (10), às 17h. Posteriormente, abrimos uma exceção e prolongamos o dedline para às 12h, desta quinta-feira (11). Portanto, a prefeitura teve 44 horas para responder nossos questionamentos.
Dentre os questionamentos, solicitamos informação sobre qual o real motivo da paralisação das obras e por que a empresa que estava realizando o serviço, não vai mais prosseguir com os trabalhos? Será que já existe licitação para que outra empresa continue com as obras? Em que fase estaria o processo licitatório? Outra questão que abordamos foi sobre o tempo que a atual administração pretende retomar o projeto e concluir a “Obra da Vinhosa”. Por fim, perguntamos se caso a prefeitura não tenha previsão de quando será retomada a obra, as ruas que no momento estão bloqueadas para o tráfego de veículos, seriam liberadas?
A Prefeitura de Itaperuna não atendeu às solicitações, deixando a sociedade sem respostas precisas, sobre essa importante obra para a cidade. Aproveitamos a oportunidade para ratificar que o espaço continua aberto para que a prefeitura possa se manifestar sobre os problemas abordados.