Em Itaperuna, Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, a obra de construção da nova ponte que ligará os bairros Frigorífico e Carulas aos bairros Aeroporto e Matadouro, encontra-se parada. No local, é possível ouvir o som dos pássaros, contrastando com o barulho de homens e máquinas que até pouco tempo, estavam trabalhando no local. O portão de acesso à ponte está trancado e no galpão, não há nenhuma movimentação.
De acordo com informações obtidas no Portal do Governo do Estado do Rio de Janeiro, a ponte é um investimento de R$ 12,18 milhões e terá 217 metros de comprimento por 12 de largura, permitindo o acesso da RJ-198 com a BR-356. Iniciada em maio de 2010, a ponte concluída, seria de suma importância para o município, pois desviaria parte do fluxo de veículos pesados do centro da cidade.
Tema ‘ponte’ foi bastante abordado nos últimos anos
Nos últimos anos, o assunto ‘ponte’ ganhou as páginas de alguns veículos de comunicação da região. O informativo online Folha de Italva, por exemplo, apresentou em 02 de junho de 2010, matéria abordando a importância do empreendimento para a cidade. Naquela oportunidade, o então prefeito Cláudio Cerqueira Bastos (Claudão) recebeu o engenheiro Luiz Edmundo Pereira, diretor da Premag, empresa responsável pela execução do projeto, para acertar os últimos detalhes. “As vigas pré-fabricadas da ponte já estão chegando. Temos a expectativa de finalizar o projeto em seis meses”, comentou o engenheiro na ocasião.
O Itaperuna News, em 13 de dezembro de 2010, fez uma abordagem sobre a expectativa de alguns moradores da cidade em relação à obra. Segundo André Machado, morador do Frigorífico, a construção da ponte é um marco para a cidade de Itaperuna. “Nossa cidade estava precisando de uma obra como essa. A construção da ponte vai facilitar a vida da gente, que tem que trabalhar do outro lado da cidade. É realmente um marco para o município”, disse. Outro morador, José Ribeiro, também comemorou a construção da nova ponte. “É uma obra excelente. O prefeito Claudão está de parabéns. Não vejo a hora dessa obra terminar para que possamos usufruir desse bem que vai beneficiar toda a cidade de Itaperuna”, comentou. Para a dona de casa Joana Oliveira a construção da nova ponte é a realização de um sonho. “A gente sempre sonhou com isso. Era algo que pensávamos que nunca fosse acontecer, mas agora, posso ver que o sonho está se transformando em realidade”, finalizou a moradora.
Em maio de 2011, o Itaperuna News voltou a produzir matéria sobre a obra. Desta vez, abordando a retomada das obras. As obras reiniciaram no dia 09 de maio, quando estavam sendo construídas cortinas de contenção de aterro. A próxima etapa foi a implementação de um reforço de armação de ferro, que passa por cima e debaixo da ponte. Naquela época, foi mencionado que a retomada da obra foi uma intervenção direta do prefeito Fernando Fernandes, o Paulada (Paulada assumiu o governo em função do falecimento de Claudão), junto ao Governo do Estado do Rio de Janeiro. “Nós temos que dar continuidade a todas as obras iniciadas no passado. Fui ao Rio e conversei com o governador Sérgio Cabral e com o vice Pezão, de forma que eles atenderam a nossa solicitação”, disse Paulada.
Já em 27 de julho de 2012, o blog da TV Itaperuna publicou nota informando que “dos 217 metros de ponte, duzentos já estão prontos, faltando apenas 17 para a conclusão da travessia”, revelou o blog.
APURANDO AS INFORMAÇÕES – As equipes da Agência Comuniqque e Itaperuna News primam por um jornalismo transparente, buscando sempre ouvir a todos, bem como disponibilizando o espaço democrático para respostas.
A Prefeitura Municipal de Itaperuna, através do Departamento de Comunicação, informou que o valor da obra é de R$ 17 milhões, pois os acessos à ponte não estavam previstos pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro no projeto inicial. Ainda de acordo com a prefeitura, a obra está parada devido à necessidade de realizar licitação complementar da obra. Sobre a previsão de quando os trabalhos serão retomados, ainda conforme a prefeitura, o DER informou que a licitação ocorrerá no mês de maio. Sobre a argumentação de que faltariam apenas 17 metros para finalizar a ponte, a prefeitura explicou que não é bem isso. De acordo com a prefeitura, todos os acessos somam aproximadamente 160 metros.
Desde o início da obra, pelo menos uma paralisação já havia acontecido. Buscamos informações junto à Premag sobre datas e motivos de paralisações anteriores, bem como informações complementares sobre o projeto, mas até o fechamento da matéria não obtivemos respostas.
Também buscamos informações junto ao DER – Departamento de Estradas de Rodagem. De acordo com informações da Diretoria de Planejamento do DER-RJ, a Ponte de Itaperuna foi concluída, mas as obras para suas vias de acesso estão em processo de licitação. Ainda não há valor total deste empreendimento e nem previsão do término da obra.