A cidade de Itaperuna, localizada na região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, esteve neste mês de abril sob o olhar atento de alguns veículos midiáticos, que abordaram questões de suma importância para o município e que precisam ser tratadas com total transparência.
Em 2008, o conceituado jornalista Alberto Dines abordando situações referentes a eleições municipais, escreveu o texto “O papel da imprensa”, divulgado no site Observatório da Imprensa. Naquela oportunidade, Dines afirmou que “cabe à imprensa assumir a sua função fiscalizadora. Para isto é necessária uma dose de coragem, muita investigação e senso de responsabilidade”. Fiscalizar é uma das funções primordiais que cabe ao Jornalismo.
Nestes últimos dias, veículos de Comunicação como o blog da Agência Comuniqque (www.comuniqque.com), Itaperuna News (www.itaperunanews.com.br), Rede Inter TV (afiliada à Rede Globo), dentre outros, cumpriram democraticamente suas funções, trazendo à discussão o problemático trânsito da cidade, a paralisação da “Obra da Vinhosa”, além da construção da nova ponte, esta, neste exato momento, encontra-se sem utilidade alguma.
O PROBLEMÁTICO TRÂNSITO DE ITAPERUNA
O texto “Pare! Cuidado! É perigoso transitar no trânsito de Itaperuna” apresentado pelo blog da Agência Comuniqque, com fotos do Itaperuna News, mostrou um trânsito sem fiscalização e repleto de falhas. Neste período sem fiscalização – quase um ano – muitos acidentes ocorreram e infelizmente, muitas mortes.
O texto ainda apresentou estatísticas, onde ficou comprovado que diminuiu o número de acidentes e aumentou o número de mortes. Dados do 21º Grupamento de Bombeiros Militar – Itaperuna revelam que nos meses de janeiro, fevereiro e março do ano de 2012 aconteceram 127 acidentes automobilísticos no município, deste número, 95 envolveram motos. Durante este período aconteceram quatro mortes e 143 pessoas ficaram feridas.
Já em 2013, durante os três primeiros meses do ano, o número de acidentes diminuiu. Foram 99 acidentes ao todo, sendo 66 envolvendo motos. No entanto, o número de vítimas fatais quase dobrou em relação ao período anterior, foram sete óbitos. O número de feridos foi menor, 126 pessoas sofreram algum tipo de lesão.
Casos emblemáticos – O texto também abordou dois casos emblemáticos ocorrido no mês de abril, que mobilizaram a opinião pública.
A morte do jovem Jean Ronald Hespanhol Boechat, 22 anos, que no início do mês, envolveu-se em um acidente de trânsito na Avenida Presidente Dutra, no Bairro Cidade Nova, após ter saído da Igreja Tanque de Betesda. Segundo testemunhas, um caminhão teria ultrapassado o sinal vermelho, vindo a colidir com a moto que Jean pilotava. O jovem faleceu na madrugada do dia 09. Em seu velório, centenas de pessoas compareceram para prestar as últimas homenagens. Nas redes sociais, formou-se um movimento que prega a paz no trânsito. Existe considerável mobilização para que no dia 27 de abril, aconteça uma manifestação contra a violência no trânsito de Itaperuna.
Outro episódio que marcou o mês ocorreu na tarde de um sábado (06), quando um veículo da marca Hilux, que seguia pela Avenida Presidente Dutra, sentido Cidade Nova/Centro, envolveu-se num acidente com outros sete veículos. Um taxista ficou preso nas ferragens e, gravemente ferido, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Todas as vítimas envolvidas naquele episódio foram levadas para a emergência do Hospital São José do Avaí. Foi o acidente envolvendo o maior número de veículos na História de Itaperuna.
Matéria na Inter TV – Em matéria veiculada no RJ Inter TV 2ª Edição, numa quinta-feira (11/04), foi mencionado que não há quem fiscalize o trânsito em Itaperuna, pois a parceria que existia entre a Prefeitura Municipal de Itaperuna e a Polícia Militar (PM) para esse serviço, deixou de existir a quase um ano, por que o município não pagou o convênio que existia com a PM, uma dívida de mais de R$ 24 mil.
Durante a matéria, o representante do município disse que o convênio com o PROEIS (Programa Estadual de Integração na Segurança) foi encerrado em 2012 por falta de repasse da administração passada. Ele ainda afirmou que haverá uma reunião com a coordenação do PROEIS, para reativar o convênio e colocar os agentes policiais na rua. A reportagem ainda ressaltou que a cidade não tem agentes de trânsito, mas que existem 40 aprovados no concurso de 2012, que devem ser convocados até o final do ano.
Ao final da matéria foi mencionado que a Prefeitura de Itaperuna informou que a dívida com a PM para fiscalizar o trânsito da cidade já foi paga. E que o município está desenvolvendo projeto para melhoria na sinalização e educação de condutores. No entanto, não foi mencionado prazo para que isso realmente aconteça.
A ‘OBRA DA VINHOSA’
Outra questão importante abordada pela mídia, refere-se à “Obra da Vinhosa”, que tem como um de seus objetivos, evitar os constantes alagamentos que atingem o entorno do Hospital São José do Avaí. O lançamento oficial da obra aconteceu há 16 meses. Uma parte do trabalho foi realizado, no entanto, hoje, a obra está paralisada. A cerimônia de lançamento das obras de drenagem e saneamento aconteceu na manhã de 06 de dezembro de 2011, na Avenida Beira Rio, atrás do Colégio 10 de Maio.
Em 01 de abril deste ano, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão (PP), concedeu entrevista em cadeia de rádio, envolvendo as rádios 102 FM, 103 FM e Rádio Itaperuna AM. Naquela ocasião, Alfredão falou da necessidade de outra empresa dar prosseguimento à obra, mas não explicou os motivos da paralisação da obra, e nem por que a empresa que estava prestando os serviços, não vai mais prosseguir com os trabalhos. O prefeito, disse apenas, que existe a possibilidade de liberar as ruas no entorno da obra, a fim de melhorar o fluxo de trânsito.
Dentre os questionamentos, solicitamos informação sobre qual o real motivo da paralisação das obras e por que a empresa que estava realizando o serviço, não vai mais prosseguir com os trabalhos? Será que já existe licitação para que outra empresa continue com as obras? Em que fase estaria o processo licitatório? Outra questão que abordamos foi sobre o tempo que a atual administração pretende retomar o projeto e concluir a “Obra da Vinhosa”. Por fim, perguntamos se caso a prefeitura não tenha previsão de quando será retomada a obra, as ruas que no momento estão bloqueadas para o tráfego de veículos, seriam liberadas?
Após a matéria ter sido veiculada, a Prefeitura de Itaperuna, através do Departamento de Comunicação, divulgou na rede social (Facebook) do prefeito Alfredão, nota oficial prestando esclarecimentos sobre a “Obra da Vinhosa”. (Veja os esclarecimentos ao final da matéria).
OBRA DE CONSTRUÇÃO DA NOVA PONTE ESTÁ PARADA
Na semana passada, as equipes do Itaperuna News e Agência Comuniqque trabalharam na apuração dos fatos envolvendo a paralisação na obra de construção da nova ponte que ligará os bairros Frigorífico e Carulas aos bairros Aeroporto e Matadouro. A ponte terá 217 metros de comprimento por 12 metros de largura, permitindo o acesso da RJ-198 com a BR-356. Iniciada em maio de 2010, a ponte concluída, seria de suma importância para o município, pois desviaria parte do fluxo de veículos pesados do centro da cidade.
Equipe de TV faz matéria sobre a ponte – “Uma ponte no meio do nada, que leva a lugar nenhum”. Com essa frase, a matéria “Ponte que liga bairros em Itaperuna, RJ, continua sem utilização” foi ao ar na quinta-feira (18/04), na segunda edição do RJ Inter TV. De acordo com a matéria já foram investidos quase R$ 14 milhões na construção da ponte, que se encontra sem utilidade.
Parte da narrativa da matéria diz o seguinte: “a atual administração do município diz que a ponte mesmo depois de ficar pronta, não vai ter muita utilidade”. Na complementação do vídeo, a representante do município diz o seguinte: “não vai haver nenhuma alteração no trânsito que passa pelo nosso Centro que é a BR 356. Essa ponte ela liga, como você falou, bairro a um bairro, né, ela será útil para os moradores do Frigorífico e do Aeroporto, mas em termos de alteração no fluxo de trânsito, eu não vejo nenhuma influência”, garante a representante do município.
RESULTADOS E A PALAVRA DAS AUTORIDADES COMPETENTES
Parece que o olhar atento sobre a cidade, tem mobilizado as autoridades competentes. No que diz respeito ao trânsito, por exemplo, a Prefeitura de Itaperuna divulgou nota informando que o município:
“Está colocando em prática os projetos para melhorar o fluxo de veículos e afastar o perigo dos pedestres. As iniciativas estão sendo feitas em parcerias com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Departamento de Estradas de Rodagens (DER). A Secretaria Municipal de Obras é o setor que está colocando em práticas as medidas e já está sendo providenciada a liberação da Rua Buarque de Nazareth, que fica ao lado da Escola Estadual 10 de Maio. A obra que foi interrompida na gestão passada aguarda nova licitação para que possa ser retomada por uma construtora devidamente certificada. O trabalho para liberar o tráfego na via já está sendo feito e pretende melhorar a circulação de veículos na região central de Itaperuna. Haverá mais mudanças em outros pontos da cidade. Vai começar na quinta-feira (18/04), a pintura da sinalização entre a faculdade Redentor e a rodoviária. O trânsito ficará em meia pista, necessitando de atenção redobrada de quem precisar passar pelo local. Serão feitas as pinturas de faixas de pedestres, meio-fio, entre outras melhorias para trazer segurança ao trânsito de Itaperuna. Na próxima semana, as atividades vão continuar. Seguindo pelas avenidas Presidente Dutra e Cardoso Moreira”, informa a nota.
Ações modestas – Ainda são medidas simplórias, mas já é um começo. As autoridades competentes precisam ser mais enfáticas e buscar soluções eficientes, para que o trânsito do município não se torne intransitável. O Anel Viário de Itaperuna, conhecido como Estrada do Contorno ou Avenida do Contorno, inserido nas obras do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) precisa sair do discurso político e ser implementado em caráter de urgência.
São muitos os políticos que desejam ser o pai da criança – antes mesmo de nascer – que deveriam realmente se empenhar para que o projeto venha sair do papel. Já o sistema de estacionamento rotativo foi aprovado pela Câmara Municipal de Itaperuna, resta ao Executivo providenciar os trâmites burocráticos para que a cidade seja beneficiada com o sistema.
Sinalização e educação são elementos de suma importância para o ordenamento do trânsito. É preciso que haja campanhas educativas e sinalização adequada, principalmente nos setores considerados críticos, onde há grande incidência de acidentes. Guarda Municipal trabalhando ostensivamente, com ações educativas e punitivas. Contratação de engenheiro de tráfego, a fim de buscar soluções efetivas paras os problemas existentes. Existe ainda, quem defenda a ideia de remodelar a Avenida Cardoso Moreira, no entanto, é apenas mais uma provável solução, que também precisaria sair do campo das ideias.
‘Obra da Vinhosa’ segue sem previsão para o reinício das obras
A Prefeitura de Itaperuna, através do Departamento de Comunicação, divulgou na rede social (Facebook) do prefeito Alfredão, nota oficial prestando esclarecimentos sobre a “Obra da Vinhosa”.
Essa é uma obra que começou na gestão passada e não foi concluída. Em dezembro de 2012, o serviço foi interrompido por questões financeiras. A empresa responsável, que executava o serviço, requereu a rescisão do contrato da obra ao município e alegou falta de mão de obra e ausência de equipamentos para o trabalho. A atual administração rescindiu o contrato no mês de março de 2013 com a empresa, conforme solicitado pela mesma.
Será refeita uma nova licitação para que a empresa vencedora possa dar continuidade a esta obra de drenagem que é tão importante para a nossa cidade. A Prefeitura Municipal de Itaperuna está empenhada em realizar novo processo de licitação. A atual gestão continua apurando o que já foi pago e o que ainda esta a pagar nessa obra.
A Caixa Econômica Federal, instituição fiscalizadora da obra, está ciente da necessidade em realizar nova licitação.
A nota não esclarece quando será realizada nova licitação e em que fase estaria o processo. Outro questionamento que ainda não foi respondido é referente ao prazo de retomada e previsão de conclusão da obra.
Ponte: DER divulga nota falando de prazos para conclusão dos acessos
As equipes da Agência Comuniqque e Itaperuna News primam por um jornalismo transparente, buscando sempre ouvir a todos, bem como disponibilizando o espaço democrático para respostas.
A Prefeitura Municipal de Itaperuna, através do Departamento de Comunicação, informou que o valor da obra é de R$ 17 milhões, pois os acessos à ponte não estavam previstos pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro no projeto inicial. Ainda de acordo com a prefeitura, a obra está parada devido à necessidade de realizar licitação complementar da obra. Sobre a previsão de quando os trabalhos serão retomados, ainda conforme a prefeitura, o DER informou que a licitação ocorrerá no mês de maio. Sobre a argumentação de que faltariam apenas 17 metros para finalizar a ponte, a prefeitura explicou que não é bem isso. De acordo com a prefeitura, todos os acessos somam aproximadamente 160 metros.
Desde o início da obra, pelo menos uma paralisação já havia acontecido. Buscamos informações junto à Premag sobre datas e motivos de paralisações anteriores, bem como informações complementares sobre o projeto, mas até o fechamento da matéria não obtivemos respostas.
Também buscamos informações junto ao DER – Departamento de Estradas de Rodagem. De acordo com informações da Diretoria de Planejamento do DER-RJ, a Ponte de Itaperuna foi concluída, mas as obras para suas vias de acesso estão em processo de licitação. Ainda não há valor total deste empreendimento e nem previsão do término da obra.
Outra nota encaminhada pelo DER: no mesmo horário em que a reportagem da Inter TV levava ao ar a matéria sobre a ponte, a equipe da Agência Comuniqque recebeu outra nota do DER. Confira!
A Assessoria de Comunicação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) informa que a obra para construção da ponte sobre o Rio Muriaé, localizada na RJ-198, originalmente foi elaborada baseada numa parceria estabelecida entre o DER-RJ e a Prefeitura de Itaperuna, na qual ficou combinado que o órgão realizaria a construção da ponte, enquanto a prefeitura se responsabilizaria pela construção dos acessos. Após algumas mudanças na Prefeitura de Itaperuna, o DER-RJ assumiu a construção dos acessos, que estão programados para serem licitados em junho e segundo a programação do órgão serão finalizados em dezembro de 2013.
Quando a sociedade conta com veículos de comunicação comprometidos com a verdade e a imparcialidade, todos saem ganhando. O município de Itaperuna tem motivos de sobra para comemorar o fato de a cidade está sob o olhar atento das mídias.