Na última quarta-feira (24/04), durante sessão da Câmara Municipal de Itaperuna, o vereador Alexandre Pereira da Silva, o Alexandre da Auto Escola (PP) – presidente da Câmara – quebrou o protocolo; recebeu os manifestantes, que na ocasião solicitavam a paz no trânsito da cidade; e concedeu a palavra a dois representantes do grupo. De forma ordeira e pacífica, as representantes do grupo agradeceram a oportunidade e se desculparam por não ter oficializado pedido para se manifestar na tribuna da Casa.
Usando da palavra, a senhora Maria Madalena Alves de Souza disse que presencia, todos os dias, cenas de desrespeito no trânsito. “Eu sou motorista durante oito anos e todos os dias vejo situações de desrespeito”, comenta. Ela ainda mencionou o acidente ocorrido na tarde de 06 de abril, quando um veículo da marca Hilux, que seguia pela Avenida Presidente Dutra, sentido Cidade Nova/Centro, envolveu-se num acidente com outros sete veículos. “Naquele acidente, o taxista Abmair sobreviveu por um milagre”, completa.
Ela solicitou aos vereadores ajuda para melhorar o trânsito. Ressaltou a necessidade de ações educativas, instalação de radares eletrônicos, bem como ação ostensiva de uma Guarda Municipal. Também destacou a construção da nova ponte – que ligará o Aeroporto ao Frigorífico – como sendo de fundamental importância para o trânsito do município.
Quem também utilizou da palavra foi Jaqueline Pelizon, que perdeu a avó em um acidente de trânsito há um mês. “Nosso apelo aqui, hoje, é pela Educação. Vamos humanizar. São pessoas das nossas famílias que estão morrendo no trânsito. A gente não sabe quem será a vítima de amanhã”, desabafa. Ela também engrossou o coro no sentido de a Câmara Municipal tomar medidas eficientes, que contribuam com a melhora do trânsito na cidade.
O presidente da Câmara, Alexandre da Auto Escola, ratificou que por inúmeras vezes, os vereadores tem debatido o assunto. Ainda destacou a audiência pública que deverá ocorrer após o 10 de Maio. “Esta Casa está organizando uma audiência pública para ampliar a discussão sobre o trânsito. Estamos empenhados em buscar junto ao Executivo, a criação de campanhas educativas. A gente sabe que os resultados não virão da noite para o dia, mas é preciso investir em Educação no Trânsito”, reforça.
Alexandre destacou que algumas ações tem sido realizadas. Citou a presença da equipe do DETRAN nos últimos dias na cidade, intensificando a fiscalização; bem como a dívida existente do município com a Polícia Militar, que já foi paga, e brevemente policiais estarão nas ruas trabalhando em prol de um trânsito melhor. Ao final da sessão, o presidente convidou a todos que compareçam à audiência pública, cuja data será divulgada em breve.
Guarda Mirim completa 28 anos – Ainda durante a sessão, foi concedida a palavra ao diretor social e fundador da Guarda Mirim, Gilson Ferreira. Ele falou sobre os 28 anos de existência da Instituição que será celebrado nesta quinta-feira (25). A Guarda Mirim presta serviços de extrema importância para a sociedade itaperunense e merece todos os louvores possíveis.