‘Trânsito’ entra na pauta de sessão

Divulgação

Durante sessão da Câmara Municipal de Itaperuna na última segunda-feira (03/06), o assunto “trânsito” foi amplamente debatido, na verdade, uma prévia da audiência pública que será promovida em breve, pelo Legislativo municipal. De acordo com o vereador Alexandre Pereira da Silva, o Alexandre da Auto Escola (PP) – presidente da Câmara – é de suma importância que todos possam contribuir com o assunto em questão.

– Nós precisamos somar forças. É preciso repensar o trânsito de Itaperuna para os próximos 50 anos, no mínimo, a fim de que possamos ter soluções práticas e eficientes. Não vamos medir esforços e muito menos vamos nos esquivar dos problemas. Obviamente que não vamos resolver as questões da noite para o dia, mas, juntos, somando forças e conhecimento, tenho certeza de que estaremos agindo no mínimo, com coerência – diz Alexandre.

Durante a sessão os vereadores receberam as visitas do diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demut), Wagner Ramos de Aguiar, e do engenheiro Maurício Daruís. Ambos apresentaram informações importantes e demonstraram que o Demut mapeou a cidade e já identificou pontos críticos. Um plano de metas foi elaborado com intervenções de pequeno, médio e grande porte. Sendo que, as intervenções de grande porte, demonstram maior complexidade e dificuldade, pois envolve em determinadas situações, obra de maior abrangência.

Ainda no decorrer da sessão foi informado que a dívida que o município tinha com a Polícia Militar, através do PROEIS (Programa Estadual de Integração na Segurança), foi paga. Assim como também foram pagas dívidas com empresas que fornecem materiais para o Demut, dentre elas, a firma que fornece conjunto semafórico. Hoje, o Demut, possui peças reservas para qualquer emergência. Também foi informado o desejo de o departamento convocar agentes de trânsito. Dentre outras ações promovidas pelo Demut nesses primeiros meses de trabalho, foi citada a pintura de faixas; instalação de novo sistema de semáforo, com sincronismo via rádio, que está em fase de testes; demarcação de vários pontos na área central; dentre outras ações.

O vereador Alexandre da Auto Escola apontou outras questões que precisam de especial atenção, como por exemplo, construção de ciclovia; esquema de ‘carga e descarga’ com hora marcada; ajustes no estacionamento rotativo; além de campanhas educativas. Segundo ele, a população itaperunense vem demonstrando mais respeito com as sinalizações, mostra que as alterações realizadas tem surtido efeito.

– As coisas estão melhorando e nós agradecemos o Demut pelo empenho realizado. Às vezes as mudanças não acontecem na velocidade que desejamos, mas precisamos ter paciência. Como já disse em inúmeras oportunidades, esta Casa não vai se esconder dos problemas existentes. Todos os vereadores estão dispostos a buscar soluções para um trânsito melhor. Em breve estaremos anunciando o dia da audiência pública sobre o trânsito e, esperamos contar com toda sociedade – finaliza Alexandre da Auto Escola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *