Nesta quarta-feira (26/06), por volta das 18h30min, um grupo de manifestantes ocupou parte da Avenida Cardoso Moreira, no município de Itaperuna/RJ, bem em frente à Câmara Municipal. Ao som do grito de “vem pra rua”, cerca de 700 pessoas estavam do lado de fora do prédio convocando os vereadores a se manifestarem perante a população.
O vereador Alexandre Pereira da Silva, o Alexandre da Auto Escola (PP), já havia recebido a liderança do movimento por volta das 17h, quando ficou acordado uma reunião para a próxima segunda-feira (01/07), às 9h. Na oportunidade os líderes do movimento vão apresentar uma pauta de reivindicações.
Assim que chegou à porta da Câmara Municipal, o presidente Alexandre atendeu aos jornalistas, bem como usou da palavra para conversar com os manifestantes. Quando questionado sobre o porquê de a Câmara ter ficado fechada durante a manifestação de segunda-feira (24), Alexandre foi bastante enfático.
– Esta Casa estará sempre de portas abertas para receber a população. O que aconteceu durante a manifestação foi apenas uma precaução. É impossível colocar 5 mil pessoas dentro de um espaço onde só cabem 200 pessoas. Nós apenas seguimos uma orientação da polícia, a fim de preservar a integridade física dos manifestantes – explica Alexandre.
PRESIDENTE DA CÂMARA FALA EM CONQUISTAS
O presidente da Câmara ressaltou algumas conquistas, dentre elas, a carteirinha dos estudantes do IFF (Instituto Federal Fluminense), que voltarão a ser confeccionadas a partir de amanhã.
– Os alunos do IFF estavam recebendo dois passes por dia e, agora, já podem comemorar uma vitória. A partir de amanhã as carteirinhas voltarão a ser confeccionadas. Essa é uma conquista de suma importância para os estudantes – reforça Alexandre.
O presidente ainda exaltou a manifestação popular e disse que pretende trabalhar junto com a liderança do movimento a fim de atender as questões pautadas, na medida do possível. O vereador se comprometeu em receber os manifestantes e buscar soluções viáveis na tentativa de sanar questões que estão sendo reivindicadas.
Após sua fala, Alexandre da Auto Escola ainda conversou com outros manifestantes que desejavam expor suas ideias. Ele os atendeu, ressaltou a importância do diálogo e mais uma vez frisou que a Câmara de Itaperuna está de portas abertas para a população.