O município de Itaperuna, localizado na região Noroeste Fluminense, lançou neste sábado (06/07) a “Campanha de Conscientização no Trânsito”, que aconteceu na Avenida Cardoso Moreira e contou com as seguintes presenças: presidente da Câmara, Alexandre Pereira da Silva, o Alexandre da Auto Escola (PP); prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão (PP); secretário Municipal de Governo, Sérgio Almeida; subprocurador do Município, Ereci Rosa; procurador da empresa Rodando Certo, Luiz Sérgio Reis; demais autoridades e equipe de apoio.
De acordo com Alexandre da Auto Escola, a “Campanha de Conscientização no Trânsito” é um importante passo no processo de mudança cultural, no que concerne a questões envolvendo o trânsito. “Nós não vamos medir esforços para melhorar o trânsito de nossa cidade. É muito importante que a sociedade abrace esta campanha e nos ajude a divulgar esta campanha. Nós precisamos trabalhar melhor algumas questões culturais, coisas simples, mas que fazem diferença e podem até mesmo salvar vidas”, lembra.
O presidente da Câmara ainda lembrou que as ações realizadas no trânsito de Itaperuna já tem surtido efeito. “As mudanças já estão acontecendo e nós percebemos alguns resultados. O número de acidentes com vítimas fatais tem diminuído. É óbvio que as coisas não acontecem na velocidade que desejamos, mas as mudanças estão acontecendo. Como falamos em outras oportunidades, nós vamos trabalhar sem cessar, a fim de buscarmos soluções para as pendências do trânsito na cidade”, reforça Alexandre.
O motorista Ronaldo Gonçalves aprovou a iniciativa. “É muito importante esse trabalho, pois as pessoas não estão habituadas a respeitar uma série de questões. A faixa de pedestre, por exemplo, dificilmente um motorista respeita o direito do pedestre”, diz Ronaldo. Quem também aprovou a iniciativa foi o ciclista André Moreira. “Nós, ciclistas, também cometemos infrações. Além do trabalho educativo é preciso que haja algum tipo de punição. Mas, sem dúvida alguma, a educação é fundamental”, reforça André. Já a motociclista Hélida Bastos preferiu pontuar algumas necessidades. “É bom que tenha campanhas, mas precisamos de ciclovias, da Estrada do Contorno e mais guardas na rua. Precisamos de um conjunto de medidas”, diz ela.
Voluntários ganharam as ruas da cidade conscientizando cidadãos e buscando multiplicadores para a campanha. A “Campanha de Conscientização no Trânsito” traz mensagens específicas para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres; e também será veiculada através de áudio, vídeo, cartilha, folder, faixas, busdoor e gibi “Pequenos pedestres, grandes cidadãos”, que serão distribuídos próximo aos sinais de trânsito e escolas. O vídeo da campanha será veiculado no cinema, TV Itaperuna, linha específica de ônibus da Santa Lúcia e durante a Merco Noroeste, que acontece entre os dias 11 a 14 de julho, no Centro Poliesportivo.
Com expectativa de 50 mil visitantes, a Merco Noroeste será importante palco de divulgação da campanha. Durante o evento haverá uma série de ações educativas, inclusive palestras já foram programadas. Uma moto será sorteada entre aqueles que se inscreverem para assistir às palestras. Vale ressaltar que há exigências para participar do sorteio, que serão divulgadas em breve. A campanha é uma iniciativa da Prefeitura de Itaperuna e a empresa Rodando Certo, que tem o apoio de diversos outros parceiros.