Na última sexta-feira (13/09), o ministro de Estado da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, esteve em Itaperuna, Noroeste Fluminense, para a entrega de um caminhão-feira à prefeitura. A solenidade de entrega aconteceu na Colônia de Pescadores Z-20. Na oportunidade participaram do evento, o presidente da Câmara de Itaperuna Alexandre Pereira da Silva, o Alexandre da Auto Escola; o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão; o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Estadual Felipe Peixoto; demais autoridades e convidados.
De acordo com o ministro Crivella, o caminhão será de suma importância para os pescadores, pois irá facilitar a comercialização do pescado, eliminando a figura do intermediário e reduzindo os custos do trabalho. O ministro ainda destacou que o caminhão vai funcionar como uma espécie de peixaria móvel. Durante o evento o ministro Marcelo Crivella entregou o termo de permissão para o uso do caminhão.
Para o presidente da Câmara Alexandre da Auto Escola o evento foi muito mais do que a entrega do veículo. “Este evento simboliza bem o que já disse em outras oportunidades. Itaperuna tem que buscar somar forças. Executivo e Legislativo trabalhando em prol de uma cidade melhor e, buscando parcerias, sempre! É preciso gastar as solas de sapatos e firmar parcerias juntos aos governos Estadual e Federal”, reforça Alexandre.
De acordo com Virgimar Magalhães, presidente da Colônia de Pescadores Z-20, os benefícios que o caminhão trará para os pescadores são inúmeros. A presidente da colônia ainda ressaltou que a associação atende a profissionais de sete municípios da região. O caminhão tem todas as condições necessárias para armazenamento e transporte do pescado, sem que o mesmo perca a qualidade.
LANÇAMENTO PLANO SAFRA
A visita do ministro Marcelo Crivella foi também ocasião para apresentação, na Câmara Municipal de Itaperuna, do Plano Safra. O secretário Nacional de Infraestrutura e Fomento da Pesca e Aquicultura, Eloy Araújo, explicou que o programa é um instrumento para tornar mais efetivas as políticas econômicas e sociais do Governo Federal voltadas à cadeia produtiva da pesca e aquicultura. O objetivo é ampliar as ações governamentais e o desenvolvimento sustentável por meio de medidas de estímulo à competitividade e ao empreendedorismo. O ministro informou que os municípios da região Noroeste precisam estar alinhados para que tracem propostas que viabilizem a produção e comercialização do peixe para que possam receber incentivo financeiro do Ministério da Pesca e Aquicultura.
Informação: Agência Comuniqque (www.comuniqque.com) com Decom-Itaperuna