Investimentos no aeroporto de Itaperuna

Reunião sobre investimentos no aeroporto de Itaperuna deixa autoridades otimistas

Fotos: Agência Comuniqque

A cidade de Itaperuna, RJ, recebeu na última terça-feira (14/01), a visita do subsecretário de Estado de Transportes, Delmo Pinho, e comitiva, que se reuniram com autoridades e empresários do município. A reunião, que aconteceu no auditório da FIRJAN, foi conduzida pelo subsecretário, que demonstrou as possibilidades de o Aeroporto Ernani do Amaral Peixoto receber investimentos.

De acordo com o subsecretário, o aeroporto de Itaperuna foi construído no final da década de 1950 e início dos anos 60. Ainda segundo ele, em 1997 o aeroporto passou por um processo de reformas e melhorias. Hoje, a pista possui cerca de 1.200 metros de comprimento, por 30 metros de largura. Com os novos investimentos, a pista poderia ganhar mais 200 metros de comprimento.

Divulgação

Delmo informou que os investimentos serão em torno de R$ 20 milhões. O aeroporto está incluído no Plano Aeroviário do Estado do Rio de Janeiro, que visa modernizar os aeroportos regionais. O Governo Federal já disponibilizou recursos que serão investidos em aeroportos e heliportos em todo o País.

Para o subsecretário, a pista do aeroporto é excelente. “A gente quer preparar o aeroporto para receber esses recursos e ele vai ser preparado para receber voos regionais. Uma das coisas mais caras, nós já temos, que é a pista”, ressalta. Dentre os investimentos citados por ele, constam: estação meteorológica; faixa de pista; largura e separação entre pistas de pouso/decolagem e de táxi; dentre outros. O aeroporto também será preparado para realizar voos por instrumentação.

Divulgação

Segundo o presidente da Câmara, Alexandre Pereira da Silva – Alexandre da Auto Escola (PP) – a Câmara não medirá esforços para que o aeroporto receba todos esses investimentos. “É um momento ímpar para Itaperuna e toda a região. Nós, vereadores, estamos juntos com o Executivo e com os governos Estadual e Federal, para somarmos forças. Itaperuna precisa colocar esse aeroporto funcionando e vamos lutar até o fim, para que isso aconteça”, diz Alexandre, demonstrando entusiasmo.

Já o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão (PP), vai disponibilizar toda sua equipe técnica, a fim de agilizar os trâmites burocráticos. “Não podemos perder o bonde da história. Estamos bastante otimistas e vamos trabalhar para atender a todas as exigências. Nossos técnicos serão orientados a priorizar as pendências existentes, para que possamos alcançar nosso objetivo”, destaca Alfredão.

Ao final da reunião, o subsecretário Delmo Pinho conversou com o presidente da Câmara Alexandre da Auto Escola e com o prefeito Alfredão, no sentido de o município atender às solicitações exigidas o mais rápido possível, para que Município e Estado “afinem o discurso” e consigam êxito no projeto. O presidente da FIRJAN Noroeste, Antônio Carlos Boechat, também participou da reunião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *