XVI Merco Noroeste é palco de lançamento de projeto gastronômico

Divulgação

A XVI Merco Noroeste – Feira Industrial e Comercial do Noroeste Fluminense, que acontece de 26 a 29 de junho na UNIG (Universidade Iguaçu), está a pleno vapor. Nesta sexta-feira (27), a feira foi palco de lançamento do projeto Núcleo Gastronômico de Itaperuna e Região, do Sebrae/RJ.

O coordenador regional do Sebrae, Nelson Rocha, destacou que o objetivo é incentivar a criação de um circuito gastronômico que aproveite as características regionais. “Vamos capacitar os empresários, incentivando a valorização dos produtos da região e reforçando a nossa identidade gastronômica”, afirma Nelson.

O núcleo é uma iniciativa do Projeto Sebrae na Mesa. Gestora estadual do projeto, Louise Nogueira, ressaltou a importância do Núcleo Gastronômico para o desenvolvimento econômico da região. “A partir de julho vamos iniciar a capacitação técnica para aperfeiçoamento dos empresários e de seus colaboradores. E no final do ano, vamos promover o 1º Festival Gastronômico do Noroeste”, diz Louise.

O núcleo tem a adesão de 12 empresários da cidade de Itaperuna, Raposo e Natividade. O diretor do Sincomércio, Edmilson Ladeira, considera importante o Noroeste apostar na gastronomia. “Estamos nos fortalecendo, amadurecendo o grupo. Esperamos que outras empresas participem”, reforça Edimilson.

Sérgio Almeida, secretário Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo, disse que região precisa se preparar para ter a gastronomia como mais uma aliada do turismo. “Precisamos somar forças a fim de alavancar o turismo no Noroeste Fluminense. Certamente a gastronomia será uma importante aliada nesse contexto. A Prefeitura de Itaperuna está atenta a essa necessidade e sem dúvida, não medirá esforços para somar forças, junto aos demais municípios e parceiros”, garante Sérgio.

Cláudio Barreto, proprietário do restaurante Sabor da Terra, em Natividade, é um dos empresários que integram o Núcleo. “Não somos concorrentes, somos parceiros. Precisamos oferecer o melhor, movimentar a região e fazer a economia girar”, afirma.

O Núcleo Gastronômico é um projeto do Sebrae/RJ, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Itaperuna, Associação Comercial, Sincomércio e Sindicato das Indústrias de Alimentos. O projeto foi apresentado ao público no “Espaço Merco Gourmet”.

A Merco Noroeste está sendo realizada no Campus V da Unig, em Itaperuna RJ, entre os dias 26 e 29 de Junho. O evento tem o apoio da Prefeitura de Itaperuna, Sincomércio e Unig, patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Fecomércio, Sesc, Senac, Sebrae e Sistema Firjan, com promoção e organização da B2B Empreendimentos.

Informação: Agência Comuniqque, com colaboração de Kellen Leal – Print Rio

 

Fotos: Agência Comuniqque | www.comuniqque.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *