Durante a XVI Merco Noroeste – Feira Industrial e Comercial do Noroeste Fluminense, realizada na Unig, a Cultura também foi tema de discussão entre representantes de municípios da região Noroeste Fluminense. A reunião aconteceu no Espaço Sebrae.
Na oportunidade, a superintendente da Lei de Incentivo à Cultura, Tatiana Richard, da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, abordou algumas questões com os participantes, dentre elas, o aprimoramento do processo de inscrição e avaliação de projetos na Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
De acordo com Paulo Roberto Pereira Gomes, diretor Municipal de Cultura de Itaperuna, a visita da superintendente Tatiana Richard é de suma importância para Itaperuna, bem como para a região Noroeste Fluminense.
– Tivemos a oportunidade de amadurecer o conceito de Cultura e começar a planejar novos rumos para a Cultura do Noroeste. A Lei de Incentivo à Cultura é algo que precisa ser melhor esmiuçada entre o setor privado. Sem dúvida alguma o trabalho é árduo, mas, vamos continuar batalhando – reforça Paulo Roberto.
Durante a reunião os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e, dentre elas, uma chamou bastante a atenção. A representante do município de Varre-Sai informou que o município criou uma Lei, que determina que 30% dos gastos referentes à programação da festa da cidade, deverão ser empregados com artistas locais.
A Merco Noroeste está sendo realizada no Campus V da Unig, em Itaperuna/RJ, entre os dias 26 e 29 de junho. O evento tem o apoio da Prefeitura de Itaperuna, Sincomércio e Unig, patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Fecomércio, Sesc, Senac, Sebrae e Sistema Firjan, com promoção e organização da B2B Empreendimentos.