Interior paulista e Zona da Mata Mineira abrem as portas para o músico e sua Banda
Itaperuna, RJ – Nos últimos meses, o músico Valber Meireles passou a dedicar mais tempo a apresentações, cumprido vários compromissos em diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro. Agora, o compositor está levando a sua música a outras partes do Brasil.
A participação no “Programa no Alto da Serra” (Canal TV Terraviva Rede Nacional – Grupo Bandeirantes de Comunicação), em São Bernardo do Campo/SP, teve excelente repercussão no interior paulista, que recebeu Valber de braços abertos.
Além do Estado de São Paulo, ele está direcionando o trabalho a municípios da Zona da Mata Mineira. Em Muriaé, por exemplo, as canções do artista são bastante solicitadas pelos ouvintes da Rádio 94 Atividade FM. Valber Meireles e sua Banda tem conquistado o exigente público mineiro e, em 2015, existe a expectativa de que muitos shows sejam realizados na região.
O ano de 2014 foi bastante positivo, quando o espetáculo “Tons e Cantoria” se destacou em municípios do Estado do Rio. Valber Meireles e sua talentosa Banda se apresentaram no Teatro Municipal de Macaé, Teatro Popular de Rio das Ostras, Teatro SESI Jacarepaguá e na cidade de Niterói, em Itacoatira. O músico ainda foi destaque pelo Congresso da Sociedade de Cultura Latina – Seção Brasil – Mogi das Cruzes/SP. Recentemente, classificou duas músicas para o II Festival de MPB/Festival de Inverno de Itapemirim/ES.
Em “Tons e Cantoria”, o músico apresenta um espetáculo a partir de uma linha melódica e poética, que busca através das ‘cantorias’ os sons e tons e vozes e versos e rimas que embelezam as coisas simples e essenciais da vida. “A canção é a razão de ser, e os temas que se fundem às melodias encantam pela natureza cotidiana, simples, harmônica e reflexiva”, completa Valber.
O ano de 2013 também foi de suma importância na vida do poeta, quando conquistou público e crítica no Teatro Municipal de Niterói. Naquele ano, participou do 11º Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba, Minas Gerais, ficando em segundo lugar – etapa regional – com a música “Carnaubeira”. O festival é um dos grandes destaques do calendário cultural do Estado de Minas.
MÚSICA, POESIA, AMOR E LEMBRANÇAS
O trabalho de Valber Meireles carrega consigo o toque especial da boa música, que encanta a alma. Sob uma ótica poética, o compositor revela seu amor à vida, à natureza e às coisas belas, viajando pelo universo interior, emergindo sensações saudosistas e belas recordações.
Já teve o seu trabalho comparado a grandes nomes, como Zé Geraldo, Almir Sater, Renato Teixeira, Zé Ramalho e Alceu Valença, no entanto, prefere evitar qualquer tipo de comparação. A qualidade musical da banda e a harmonia poética das composições tem colocado a obra de Valber Meireles em destaque, entre o que há de melhor no cenário musical.
Lançou o primeiro álbum duplo DVD/CD “Voajante” em 2012. Tem ainda em seu currículo os seguintes CDs: “Caminho da Pedra Preta”, 2000; “Oásis”, 2003; “Cantos Mensageiros”, 2009; e um trabalho voltado ao público infantil, “Nutricionista Amiguinho”, 2010. O CD “Desenvelhecendo” é o sexto álbum do músico e foi lançado em 2013. O compositor está realizando os ajustes finais para gravar o sétimo CD, intitulado “Tons e Cantorias”.
VALBER MEIRELES – É músico, cantor, compositor, poeta e escritor. Também é graduado em Nutrição, além de ser professor, graduado em Letras e pós-graduado em: Língua Portuguesa; Educação Ambiental e Gestão Territorial. É membro-fundador da Academia Itaperunense de Letras (ACIL). Também conhecido por suas participações em festivais. Foi vencedor do XV Festival da Canção de Cardoso Moreira, com a música “Oásis”, em 2003. Em 2011 ficou em terceiro lugar no Estado do Rio de Janeiro no Festival de Música do SESI, com a canção “João e José”; e no ano passado participou do 11º Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba, ficando em segundo lugar – etapa regional – com a música “Carnaubeira”. Em 2014 classificou duas músicas para o II Festival de MPB/Festival de Inverno de Itapemirim/ES.