Em geral, a base das agências de comunicação é composta pelos departamentos de Assessoria de Imprensa (AI) e Publicidade e Propaganda (PP). Esses dois vieses atuam em conjunto, um complementa a atividade do outro. Embora AI e PP busquem a visibilidade da empresa, não possuem os mesmos objetivos e nem exercem as mesmas funções. Confira algumas diferenças!
1. Espaço midiático
AI: o trabalho é obter exposição espontânea e gratuita para a marca, através de produtos com informações pertinentes ao público daquele meio.
PP: a marca paga pelo espaço do anúncio e sabe exatamente quando – e se será – publicado.
2. Controle criativo
AI: o meio de comunicação que recebeu a informação decide como e se irá usá-la. A mídia tem liberdade para alterar o material, apurá-lo e publicá-lo ou não.
PP: como o espaço de publicação é pago, fica a critério do anunciante todo o controle sobre o seu processo criativo.
3. Validade
AI: o comunicado tem apenas uma chance para publicação em cada veículo de comunicação para o qual for enviado.
PP: o anúncio possui temporalidade de acordo com o combinado entre a marca e o meio. Uma vez que o espaço é pago, ele pode ser transmitido quantas vezes desejar, com o que orçamento permitir.
4. Credibilidade entre os consumidores
AI: o artigo da assessoria de imprensa é escrito de acordo com o interesse público sobre o assunto, por isso, sua divulgação é espontânea em forma de notícia, resultando em mais confiabilidade sobre a empresa ou marca para o consumidor.
PP: os leitores de anúncios publicitários têm tendência a desconfiar da informação, pois têm ciência de que aquele espaço no veículo de comunicação foi pago.
5. Criatividade x conteúdo
AI: o trabalho consiste em ter criatividade para atribuir uma angulação de informação da empresa segundo o interesse jornalístico sobre o assunto.
PP: toda ideia é bem-vinda. É necessário inovação em toda campanha e material publicitário para chamar a atenção do consumidor.
6. Contatos e relacionamento
AI: é o mediador entre a empresa e os meios de comunicação, com objetivo de mídia espontânea e transmissão de informação de interesse público.
PP: faz conexão com os departamentos de publicidade dos meios de comunicação para compra de espaço e divulgação da marca.
7. Público-alvo
AI: seu conteúdo é dirigido para o público do meio de comunicação, de acordo com o interesse dele.
PP: o anúncio sobre a marca pode ser direcionado diretamente ao público segmentado e consumidor.
8. Disponibilidade
AI: profissionais responsáveis pela comunicação da marca também estão presentes na gestão de crises para esclarecer casos negativos.
PP: os atuantes desse setor, algumas vezes não fazem contato direto com o cliente, como redatores e designers.
9. Eventos especiais
AI: ao patrocinar um evento, a assessoria de imprensa faz o contato com meios de comunicação para a divulgação e a publicação de informações oficiais sobre ele.
PP: o setor de publicidade pode até ficar responsável pela divulgação comercial sobre o evento, mas é a assessoria de imprensa que cuidará da presença do evento e seus patrocinadores na mídia.
10. Estilo de escrita
AI: é permitida criatividade para a montagem de press kits e redação de releases, sem esquecer a finalidade do artigo: informação útil ao público.
PP: para a publicidade, a criatividade e inovação são extremamente importantes! Afinal, o consumidor precisa ser atraído ao anúncio.
Texto: Ingrediente Comunicação | Fonte: Blog Hago