Músico será o único representante do Estado do Rio de Janeiro no evento
ITAPERUNA, RJ – O músico, cantor, poeta e compositor Valber Meireles será o único representante do Estado do Rio de Janeiro a participar do 9º FENAVIOLA – Festival Nacional de Viola – de Colatina, ES, onde apresentará a canção “Dueto Violado”. O Festival será realizado nos dias 04, 05 e 06 de junho, no Sítio Histórico de Itapina, localizado a cerca de 25 Km da cidade capixaba.
O FENAVIOLA foi criado em 2007, com o intuito de divulgar o município e teve sua segunda edição em 2008, na qual atraiu milhares de pessoas. O Festival já contou com conhecidos nomes da MPB, como Zé Geraldo e Jair Rodrigues. A Festa se realiza, anualmente, durante o feriado de Corpus Christi.
NA ESTRADA
Nos últimos anos, Valber Meireles passou a dedicar mais tempo a apresentações, realizando shows em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O multifacetado – como é conhecido por suas múltiplas habilidades – se apresentou no Teatro Popular de Rio das Ostras e no Teatro SESI Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Ainda participou do “Programa no Alto da Serra” (Canal TV Terraviva Rede Nacional – Grupo Bandeirantes de Comunicação), em São Bernardo do Campo, SP. Apresentou-se ainda em Macaé, Niterói (Itacoatira) e em outros municípios da Zona da Mata Mineira e Espírito Santo.
Em 2013, o músico conquistou público e crítica no Teatro Municipal de Niterói. Naquele mesmo ano participou do 11º Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba, MG, ficando em segundo lugar – etapa regional – com a música “Carnaubeira”. O festival é um dos grandes destaques do calendário cultural do Estado de Minas.
Valber foi homenageado pelo Congresso da Sociedade de Cultura Latina – Seção Brasil – Mogi das Cruzes/SP. Ele também classificou duas músicas para o II Festival de MPB/Festival de Inverno de Itapemirim/ES. Classificou, ainda, a canção “Cheiro de Canção” para o Palma MPB Festival, chegando à finalíssima no último 23 de maio.
OBRA MUSICAL – Quem conhece o trabalho de Valber Meireles sabe que ele carrega consigo o inconfundível estilo regional. Sob uma ótica poética, o compositor revela seu amor à vida, à natureza e às coisas belas, viajando pelo universo interior, emergindo sensações saudosistas e belas recordações.
Já teve o seu trabalho comparado a grandes nomes, como Zé Geraldo, Almir Sater, Renato Teixeira, Zé Ramalho e Alceu Valença, no entanto, prefere evitar qualquer tipo de comparação. A qualidade musical da banda e a harmonia poética das composições tem colocado a obra de Valber Meireles em destaque, entre o que há de melhor no cenário musical.
O primeiro álbum duplo DVD/CD, “Voajante”, foi lançado em 2012. Tem ainda em seu currículo os seguintes CDs: “Caminho da Pedra Preta”, 2000; “Oásis”, 2003; “Cantos Mensageiros”, 2009; e um trabalho voltado ao público infantil, “Nutricionista Amiguinho”, 2010. O CD “Desenvelhecendo” é o sexto álbum do músico e foi lançado em 2013.
Informação: Agência Comuniqque | www.comuniqque.com
Foto: Valber Meireles (D) será o único representante do Estado do Rio de Janeiro a participar do 9º FENAVIOLA