DORNELAS, E. S.
Julho, Edição 43, 2019
O PROJETO PERSONALIDADES, idealizado pelo escritor e jornalista Eusébio Dornellas, tem o prazer em homenagear Jacqueline Deolindo, brilhante profissional do setor de Comunicação, que deixou sua marca em Itaperuna e, hoje, compartilha seus conhecimentos com alunos, professores, colegas de profissão e demais estudiosos, pelas universidades onde trabalha, bem como em congressos realizados no Brasil e exterior.
Em Itaperuna, a comunicóloga e jornalista, já atuou como assessora de Imprensa no Hospital São José do Avaí (HSJA), foi coordenadora do curso de Comunicação Social da UniFSJ (Centro Universitário São José de Itaperuna), e ainda trabalhou como produtora de TV na Serra Mar – hoje, Inter TV – quando havia um escritório da emissora na cidade, por volta de 1998 se não me falha a memória.
Não há como falar em Comunicação na cidade de Itaperuna ou região, sem mencionar o nome Jacqueline Deolindo, profissional que, como já dissemos, deixou importante legado, tanto na área acadêmica, como nos veículos de comunicação e instituições por onde passou.
Jacqueline é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), instituição onde também concluiu o mestrado em Comunicação. No curso de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Campos dos Goytacazes, trabalha como professora adjunta.
Também é professora e coordenadora do curso de Jornalismo do Centro Universitário Fluminense (UNIFLU), onde se formou jornalista e atualmente leciona Redação Jornalística, Comunicação e Pensamento Filosófico, Metodologia da Pesquisa Científica e Epistemologia e Pesquisa.
Ela tem uma ligação tão forte com o interior do Estado do Rio de Janeiro, que seus estudos acadêmicos são voltados para o jornalismo local e regional, além de indústrias culturais e criativas, economia de mídia, geografias da comunicação, produção e interpretação de texto, ensino e pesquisa. Durante o doutorado, trabalhou com a seguinte temática: “Regiões jornalísticas – Uma abordagem locacional e econômica da mídia do interior fluminense”. Já no mestrado, o tema foi “Ética jornalística – Entre a evocação do ideal e a conciliação de interesses”.
Uma das primeiras lembranças que tenho da amiga Jacqueline, vem da infância, quando participávamos de nossas formaturas no Colégio Estadual Luiz Ferraz; ela terminando o primeiro grau e eu, formando-me técnico em Contabilidade. Naquele dia, ela, oradora de sua turma, mencionou que seria uma jornalista. Eu, no auge dos meus 17 anos, pensando apenas em jogar futebol, duvidei daquelas palavras, afinal, desconhecia por completo os caminhos para chegar até a faculdade de Jornalismo. Ser jornalista era algo que não passava pela minha cabeça.
Anos depois, contei essa história para ela. Já na faculdade de Jornalismo, eu como aluno e ela como professora… Foram anos de muito aprendizado, troca de experiências, pesquisas, seminários e debates, conhecimentos adquiridos que geram frutos até os dias de hoje, sempre nos motivando e nos impulsionando a buscar novas especializações no segmento comunicacional.
O título desta homenagem, Jacqueline ‘Comunicação’ Deolindo, é mais do que merecido a esta menina nascida na Vinhosa, mulher de fibra, guerreira, esposa e mãe, eterna comunicóloga, pesquisadora dedicada ao importante estudo da Comunicação. O Itaperuna News tem o maior orgulho em tê-la na galeria de personalidades.
Obrigado!