DORNELAS, E. S.
Fevereiro, Edição 38, 2019
Itaperuna, RJ – O Projeto Personalidades, idealizado pelo escritor e jornalista Eusébio Dornellas, rende todas as homenagens a uma mulher que nos últimos anos cravou o seu nome na história do município de Itaperuna, sendo reconhecida nacionalmente pelo excelente trabalho prestado à frente da secretária Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação.
O nome dela?! Loíde Estides, para muitos, sinônimo de ação social! Para outros, a melhor secretária Municipal de Ação Social de todos os tempos. Ela, não se importa com adjetivações e, sempre preferiu dividir as conquistas com sua equipe de trabalho. “Toda honra e toda glória, sempre a Deus, que nos possibilitou trabalhar durante tantos anos servindo os nossos munícipes e, sempre, o meu muito obrigado às equipes de trabalho que estiveram comigo, trabalhando incansavelmente, buscando sempre o melhor para a cidade”, menciona Loíde.
RECONHECIMENTO NACIONAL ‘PENTACAMPEÃO’
Nos últimos anos, Loíde recebeu cinco premiações de destaque a nível nacional. Ficou entre os 50 melhores gestores municipais de Assistência Social, através do ‘Prêmio Responsabilidade Social’, entregue durante o 7º Congresso Nacional de Gestores da Assistência Social. Recebeu o prêmio ‘Vivência Social 2014’, cuja entrega foi realizada no 3º Fórum Nacional Sustentável de Secretarias de Assistência Social.
Também foi homenageada com a Comenda Grand Gestor do Brasil 2014, destinada aos gestores públicos municipais que mais se destacaram em 2014. Foi indicada ao Prêmio Sustentabilidade Social 2015, destinado aos 50 melhores secretários de Assistência Social do Brasil. E, por último, esteve entre os melhores gestores do Sudeste do Brasil. Vale destacar que os critérios para as premiações foram baseados nas experiências e ações colocadas em prática à frente da pasta, que efetivamente trouxeram resultados favoráveis aos munícipes.
LEGADO
Foram muitos os trabalhos realizados à frente da Secretaria Municipal de Ação Social, aliás, como precisamos padronizar as matérias do Projeto Personalidades, foi necessário resumir as conquistas e, infelizmente, não conseguiremos disponibilizar todas as ações e projetos realizados por Loíde. Mas, como diz o ditado popular, ‘o que vale é a intenção’, então, vamos a alguns exemplos!
Reestruturação do CRAS e PETI: o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), existentes em bairros e distritos, foram todos reestruturados, oferecendo cursos de capacitação profissional; reuniões socioeducativas; atendimento em grupo de apoios; acolhimento a famílias; encaminhamentos para a rede de serviços; promoção à inserção em programas oficiais de transferência de renda; dentre outras atividades.
Formação profissionalizante: centenas de famílias foram beneficiadas com cursos de profissionalização, além de cursos de Inclusão Produtiva, Geração de Trabalho e Renda.
Padaria Escola: além da revitalização do antigo Ginásio São José, foi instalada uma Padaria Escola, gerando oportunidades à comunidade da parte alta da cidade.
Projeto ItaCidadania: projeto de suma importância, que levou diversas atividades para bairros e distritos, nas áreas de ação social, saúde, cultura, esporte e meio ambiente.
Distribuição de toneladas de alimentos: ‘Feliz é quem pode estender as mãos e oferecer ajuda’. Com esse lema, a secretária idealizou a campanha que arrecadou toneladas de alimentos não perecíveis, material de higiene pessoal e limpeza, para as instituições assistenciais do município.
Orquestra Retocando: simplesmente sensacional! O projeto que transmite cidadania através da música, a crianças e adolescentes, apresentou-se, inclusive, em Brasília, no Teatro Plínio Marcos, onde realizou a abertura do ‘I Seminário Nacional de formação Artística e Cultural’, do Ministério da Cultura, para uma plateia seleta. Precisa dizer que a orquestra, sob a batuta do maestro André Codeço, foi aplaudida de pé?!
Instrumentos musicais: as crianças e adolescentes da Orquestra Retocando sempre contaram com excelente espaço para a prática da música, além de instrumentos musicais novos.
Casamento comunitário: através da Secretaria de Ação Social, muitos casais puderam dizer ‘sim’ e realizar o sonho do casamento, com direito a valsa, festa e muito mais.
Veículos através de doações: após alguns contatos e ofícios, a secretária conseguiu a doação de uma Van, durante um evento da LOTERJ, em parceria com o RIOSOLIDARIO; dentre muitas outras conquistas.
Loíde Estides foi secretaria Municipal de Ação Social de 1997 a 2004 na gestão do ex-prefeito Péricles Ferreira Olivier de Paula e, recentemente, ocupou a mesma pasta no governo Alfredão (Alfredo Paulo Marques Rodrigues). Parabéns, Loíde, por ter contribuído significativamente com o município de Itaperuna! O seu nome está gravado na história da cidade e, agora, você faz parte da galeria especial do Itaperuna News. Parabéns e, em nome do município, muito obrigado pelos serviços prestados!