DORNELAS, E. S.
Hoje, além de um cenário político, social e econômico bastante nebuloso, o empresário precisa conviver lado a lado com a concorrência, por vezes voraz, outrora, nem tanto, mas, atenta a todos os passos do concorrente. E, aí eu questiono: por que não recorrer ao profissional da área de Comunicação? É esse o profissional que pode ser o diferencial em sua empresa, ajudando a melhorar os resultados. É ele quem vai evidenciar os pontos positivos do negócio e mostrar como você pode melhorar o desempenho dos demais quesitos.
Nos grandes centros – e também em cidades menores, ainda bem – o profissional em Comunicação (seja ele formado em Jornalismo, Marketing, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e afins) é elemento de fundamental importância, nos mais variados segmentos, atuando diretamente dentro da empresa, conhecendo e explorando todo o seu potencial comunicacional. Fazer parte dessa ambiência irá proporcionar ao comunicólogo, conhecimentos múltiplos do negócio, possibilitando melhor divulgação da empresa.
É o profissional em Comunicação que vai organizar a informação do seu negócio; melhorar o sistema de comunicação entre os diferentes públicos; identificar os ‘ruídos’ de comunicação dentro da empresa; planejar ações diversificadas, que vão evidenciar e valorizar a marca do negócio; elaborar ações de marketing social; realizar matérias jornalísticas de interesse social e, consequentemente, levar esse conteúdo para a Imprensa; além de diversos outros trabalhos. Você pode até não saber, mas, a sua empresa precisa de um profissional em Comunicação.
DIVULGAÇÃO GRATUITA NA MÍDIA
Você sabia que a mídia pode ter o interesse em divulgar as atividades de sua empresa gratuitamente?! É verdade! Tudo vai depender da forma como a informação do seu negócio será passada aos profissionais da mídia. Em muitos casos, a empresa tem um enorme potencial de conteúdo, que interessa aos veículos de comunicação (jornal, revista, site, blogs, TV, rádio etc) e o empresário, sequer consegue vislumbrar essa oportunidade.
A preparação de um release, baseado em conceitos de técnicas de redação jornalística, por exemplo, faz toda diferença, assim como buscar um ‘gancho’, tornando possível emplacar a matéria da empresa, em inúmeros veículos de comunicação e – de graça – ou seja, conquistando a credibilidade da mídia. Outro fator que merece ser destacado é a procura por uma ‘fonte’ de credibilidade. O empresário ou algum outro profissional de sua equipe poderá ser solicitado para conceder uma entrevista e, consequentemente, evidenciar o negócio.
Já parou para pensar no custo de uma matéria veiculada na TV? E por quanto ficaria algumas inserções diárias em alguma rádio? E o custo publicitário em sites, blogs, revistas ou jornais? Por favor, faça os cálculos! Dependendo do contexto, a contratação de um profissional em Comunicação poderá ficar muito mais em conta, além, é claro, de o profissional ofertar uma série de produtos e serviços.
E, como mensurar a divulgação da empresa em diversificados veículos de comunicação? Vale ressaltar que as pessoas – em geral – valorizam a informação veiculada na mídia. Elas sabem diferenciar ‘propaganda’ de ‘informação’ e, sabem também, que a propaganda é paga. Já, quando a mídia publica deliberadamente uma notícia sobre a empresa, a opinião pública enxerga de outra forma… Não é propaganda! É notícia, é informação.
Apostar no trabalho de um profissional em Comunicação para a sua empresa, significa muito mais do que simplesmente sair na frente dos concorrentes. É a possibilidade de investir melhor o seu dinheiro quando o assunto for Comunicação e, deixar sob os cuidados do profissional, a imagem do seu negócio. Que imagem você deseja que as pessoas tenham em relação a sua empresa? Pense nisso!