Valeria de Rezende: em defesa dos cidadãos

DORNELAS, E. S.

Março, Edição 39, 2019

Itaperuna, RJ – O Projeto Personalidades, idealizado pelo escritor e jornalista Eusébio Dornellas, rende todas as homenagens à defensora pública Valeria de Rezende Rodrigues Brum Garcia, coordenadora da Região 7, que vem realizando excelente trabalho em Itaperuna e região. E, em nome da defensora Valeria, estendemos nossa homenagem a todos os defensores públicos pelo dia 19 de maio, quando é celebrado o Dia Nacional do Defensor Público.

A defensora, pós-graduada em Direito Civil e Direito Processual Civil, é natural de Santo Antônio de Pádua, RJ, casada com José Antônio Brum Garcia e mãe dos jovens, Maria Lis Rodrigues Garcia, 13 anos e Luís Antônio Rodrigues Garcia, 9 anos.

Iniciou na Defensoria Pública em 1998, atuando em inúmeras áreas. “Já trabalhei em várias comarcas da nossa região, como defensora pública. Minha titularidade é a 1ª Vara de Santo Antônio de Pádua, com competência mista. E, minha acumulação atualmente é na 2ª Vara de Miracema, também com competência mista. Mas, já trabalhei no Núcleo de 1º Atendimento em Itaperuna e nas comarcas de juízo único em Cambuci, Itaocara e Laje do Muriaé. Hoje em dia exerço a função administrativa de coordenadora regional”, diz.

Quando questionada sobre a principal motivação em trabalhar como defensora pública, a resposta é imediata. “Dar voz a quem não tem. A vontade de fazer uma justiça verdadeira, amenizar ou acabar com as diferenças, pois, nosso assistido tem à disposição uma defesa técnica igual ou melhor do que aquela apresentada pela parte adversa com profissional contratado”, reforça a defensora. Já em relação aos desafios, Valeria revela que são muitos. “Os desafios são muitos e o maior deles é em relação à quantidade de atendimentos, que aumenta de forma alarmante, diante do empobrecimento da população e do desrespeito aos direitos”.

A defensora assumiu a Coordenação da Região 7 em fevereiro de 2016, atendendo as comarcas de Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva/Cardoso Moreira, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua e São Fidélis. Nesse período foram muitas as conquistas da Defensoria Pública, dentre elas, a implementação do Sistema Verde, uma ferramenta poderosa que facilita a organização das atividades e elimina o acúmulo burocrático, proporcionando inclusive, a integração com outros órgãos. O Sistema Verde foi implantado em todo o Estado o Estado do Rio de Janeiro e, uma equipe da capital, esteve recentemente em Itaperuna, capacitando as equipes regionais.

O trabalho em equipe tem sido uma marca de sua administração, inclusive, as necessidades dos profissionais do interior vem sendo prontamente atendidas pela sede, ou seja, podemos destacar como de fundamental importância essa integração entre a capital e o interior. “Temos organizado reuniões de trabalho com secretários, defensores e residentes jurídicos na nossa região, assim sendo, temos a possibilidade de mostrar a nossa realidade, visitando os órgãos e verificando in loco a necessidade de cada setor. Também inauguramos a nova sede da Defensoria Pública em Laje do Muriaé e reestruturamos o espaço em São Fidélis e Porciúncula”, complementa.

Em algumas oportunidades, o defensor público geral André Castro, o 1º subdefensor Denis Praça e o coordenador-geral do interior Marcelo Leão estiveram em Itaperuna participando de reuniões, bem como prestigiando as inaugurações, demonstrando que estão realmente atentos ao que se passa na região. “Esta administração inovou criando uma Coordenação do Interior, deixando o Dr. Marcelo Leão encarregado de priorizar as necessidades do interior, sejam elas técnicas, materiais ou pessoais. E, este defensor, por sua vivência em comarcas menores, conhece bem as necessidades, tem um olhar atento, sensível e está sempre pronto a nos atender. Podemos nos orgulhar da estrutura das defensorias da 7ª Região, porque este compromisso tem sido honrado pelo Dr. André Castro e sua equipe”, diz Valeria. 

Ao final da entrevista, a defensora pública Valeria de Rezende deixou uma mensagem para os colegas referente ao Dia Nacional do Defensor Público. “Quero parabenizar a cada um de vocês neste nosso dia, Dia do Defensor Público, com muita alegria, e enaltecer o trabalho e dedicação, na honrosa função de defender os direitos dos menos favorecidos, oferecendo dignidade e justiça. Que Deus nos conceda saúde e sabedoria para continuarmos firmes em nosso propósito. Obrigada a todos e parabéns!”, finaliza.

Defensora pública Valeria de Rezende Rodrigues Brum Garcia, coordenadora da Região 7, o site Itaperuna News tem a honra em tê-la em nossa galeria de personalidades! Sucesso em sua carreira profissional e parabéns pelo seu dia! Parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *