O educador Jair Siqueira Bittencourt

DORNELAS, E. S.

Maio, Edição 41, 2019

ITAPERUNA, RJ – Depois do sucesso da última edição do PROJETO PERSONALIDADES, idealizado pelo escritor e jornalista Eusébio Dornellas, cujo homenageado foi Heitor Antônio da Silva, reitor do Centro Universitário UniREDENTOR, o projeto segue na área de Educação e rende suas homenagens a Jair Siqueira Bittencourt, o Dr. Jair, personalidade que deixou importante legado para o município de Itaperuna.

Clique AQUI e reveja as matérias do PROJETO PERSONALIDADES!

Professor, advogado e grande educador (segundo àqueles que o conheceram), nasceu em Cantagalo no dia 22 de maio de 1901, vindo a falecer em 1990.

De acordo com um trecho do livro ‘Álbum do Município de Itaperuna’, de autoria do Dr. Leopoldo Muylaert Júnior, de 1910, no dia 23 de maio de 1936, através de Despacho Ministerial foi criado o Colégio Bittencourt de Itaperuna, sob a orientação de Dr. Jair.

O livro descreve o colégio como “modelar estabelecimento de ensino secundário, que veio preencher uma grande lacuna há muito existente no Município de Itaperuna. A população desse próspero Município Fluminense, via-se na maioria, na contingência de procurar outros mais civilizados, onde houvesse ginásio para a educação de seus filhos”, revela o livro.

Tornando-se referência em Itaperuna e região, o educandário continuou prosperando e outros cursos foram criados, dentre eles:

Curso de Formação de Professores (Decreto Lei n.º 698, de 16 de fevereiro de 1939, publicado no Diário Oficial de 17 de fevereiro de 1939); Científico (Portaria Ministerial 124 de 28 de fevereiro de 1950, sendo extinto no ano de 1972); Técnico em Contabilidade (Portaria Ministerial 5/ número, de 17 de dezembro de 1953); Estudos Adicionais – Comunicação e Expressão, Estudos Sociais, Ciências e Matemática (Parecer n.º 68/74, decisão 3/74-10/01/74. Homologado em 4 de fevereiro de 1974 e publicado no Diário Oficial da União em 8 de fevereiro de 1974); Supletivo (Nível de 1º Grau, autorizado pelo parecer número 180/77); além do Curso de Formação de professores em Educação Física de 1ª a 6ª série.

Posteriormente, o educandário passou a se denominar CEJAB (Centro Educacional Jair Bittencourt).

Entre suas paixões, o futebol! Dr. Jair foi um dos fundadores do Porto Alegre Futebol Clube, hoje Itaperuna Esporte Clube, inclusive, doou o terreno onde está localizado o campo do Itaperuna, o Estádio Jair Siqueira Bittencourt, carinhosamente apelidado de ‘Jairzão’.

Não há dúvidas de que o educador deixou sua marca registrada na história de Itaperuna, principalmente no setor educacional. É comum ouvir relatos de ex-alunos, amigos e pessoas que conviveram com ele, destacando o seu caráter e, principalmente, o jeito ‘firme’ de lidar com os alunos, criando um ambiente de mútuo respeito.  

O educador foi casado com Dona Zulamith, que veio a falecer em 1959. Com ela teve uma filha, Sandra. Depois ele se casou com Dona Noêmia, com quem teve os filhos Jair (Jair Bittencourt, deputado Estadual), Alice, Luiz Cláudio e Rita; além de netos e bisnetos.

Um dos objetivos do PROJETO PERSONALIDADES é manter viva a história de pessoas que contribuíram com o município. Infelizmente são poucos os relatos e informações disponíveis sobre o Dr. Jair e outras personalidades mais que marcaram nossa cidade. Aproveito a oportunidade para citar os sites Itaperuna Online e Rádio Gospel Itaperuna FM, que disponibilizaram em suas páginas ‘recortes’ sobre a vida de Jair Siqueira Bittencourt.

Em nome da memória de Dr. Jair e de seus familiares, o site Itaperuna News presta esta singela homenagem a este ícone da cidade de Itaperuna. Muito obrigado pela dedicação, trabalho e pelo exemplo de vida deixado a todos aqueles que o conheceram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *